A RETIFICAÇÃO DE CORPOS HIDRICOS
Por: Matheus Victor • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 818 Palavras (4 Páginas) • 692 Visualizações
RETIFICAÇÃO DE CORPOS HIDRICOS
Analise dos impactos da obra de retificação no Rio Jacaraipe.
Trabalho apresentado à disciplina de Hidrologia do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Capixaba da Serra, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
Professora: Joãozito Amorim
SERRA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................... 3
2. JUSTIFICATIVA ......................................................................................... 4
3. OBJETIVOS.............................................................................................. 4
3.1 Objetivos gerais .................................................................................... 4
3.1.1 Objetivos específicos........................................................................... 4
4. METODOLOGIA...........................................................................................5
5. CONCLUSÃO.............................................................................................. 6
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................7
- INTRODUÇÃO:
O rápido processo de urbanização ocorrido em várias cidades brasileiras e o crescimento exponencial da população em determinadas porções do território aumentaram a intensidade das interferências nos cursos fluviais.
Ao longo deste processo tem-se o progresso dos centros urbanos, às custas de degradação ambiental, que em conjunto com a distribuição das chuvas podem ocasionar problemas tais como inundação.
Park (1981 apud Cunha, 2001) fala sobre dois grupos de mudanças fluviais feitas pelo homem. O primeiro retrata as modificações feitas diretamente no canal fluvial para o controle das vazões (para armazenar água em um reservatório ou desvio de águas) ou uma alteração imposta por obras de engenharia, visando a estabilização das margens, diminuir os efeitos das enchentes, inundações, erosões ou a deposição de materiais, retificar o canal para extrair cascalhos (CUNHA, 2001).
Assim, rios localizados em áreas onde teve um rápido crescimento urbano sem planejamento, sofreram modificações na sua estrutura para que fossem remodelados de acordo com o interesse econômico, político e social dessas áreas. Nessas áreas, foram aplicadas as técnicas de canalização, retificação e tamponamento, que modificaram sua estrutura física natural. Somado isso ao o crescimento populacional, a impermeabilização do solo e a falta de planejamento urbano, foram fatores que contribuíram para a baixa na qualidade das águas fluviais e o aumento das inundações em áreas urbanas.
O objetivo das obras de retificação é tentar mitigar ou resolver vários problemas ambientais que ocorrem nos rios, e cursos d’água, provenientes da ocupação irregular de área impróprias e de preservação permanente.
Em várias cidades essas obras se mostraram, muito prejudicial ao meio ambiente e ao corpo hídrico ao qual foi alterado. Nesse contexto temos o Rio Jacaraipe, que depois de uma enchente que castigou os moradores de uma grande parte da cidade de Serra/ES, julgou-se necessário a intervenção na estrutura física do rio.
Esta pesquisa visa conhecer os impactos causados, nos aspectos social, ambiental e econômico da obra de retificação do Rio Jacaraipe.
- JUSTIFICATIVA:
A retificação das estruturas físicas dos corpos hídricos vai muito além de se resolver apenas os problemas de enchente, quando alteramos a estrutura de um rio para aumentar sua vazão a fim de mitigar os problemas com as enchentes, podemos estar criando vários outros problemas que a médio e longo prazo pode ser pervesor com as futuras gerações e com todo o ecossistema ali presente.
- OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Realizar uma avaliação dos impactos causados na obra de retificação do Rio Jacaraipe.
Objetivos específicos:
Examinar o projeto adotado na retificação do Rio Jacaraipe;
Realizar um levantamento de dados junto aos moradores e comunidade ribeirinha;
Analisar os benefícios e os impactos causados pela obra;
Verificar o nível de salinidade e de oxigênio presente na água;
Fazer um levantamento de novas espécies marinhas que apareceram no Rio Jacaraipe e as lagoas que estão ligadas a ele.
- METODOLOGIA:
Este trabalho se dividiu em várias etapas conforme especificado no fluxograma abaixo e será detalhado nos próximos itens.
...