A Resenha Crítica - Projeto Oxigênio
Por: LeonRezende • 14/10/2019 • Resenha • 913 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Resenha Crítica de Caso
Leonardo Rezende Soares
Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Tutor: Prof. Luis Draque
Rio de Janeiro
2019
PROJETO OIGÊNIO GOOGLE
Referências:
Jornalista Luiza Andrade – Siteware
Site https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/gestao-pessoas-google/
Jornalista Diego Viñas revista IT
Site http://www.revistait.com.br/noticias/materia-de-capa/as-100-maiores-industrias-de-alimentos-e-bebidas-do-brasil/
Site https://www.totalconstrucao.com.br/maiores-construtoras-do-brasil/
Site https://endeavor.org.br/
O que a Google pratica hoje, em relação ao gerenciamento de pessoas, que se tornou um círculo virtuoso dentro da Google, iniciou-se a partir do questionamento “Os gerentes são Importantes?”
O sistema de gestão de pessoas da Google, ao contrário do que parece, não são táticas de outro mundo e nem tão sigilosas assim! São práticas simples que advém de reuniões, debates e metas definidas.
No entanto, chegar a ser caso de sucesso, não foi tarefa fácil!
Um ambicioso projeto foi implantado na Google pelos seus criadores e vice-presidente, Sergey Brin, Larry Page e Prasad Setty.
Inicialmente a Google tinha um nível de hierarquia quase plano e, para o Projeto Oxigênio, a empresa separou 2 grupos de engenheiros, sendo que um grupo tinha a figura do líder e uma hierarquia mais clara e o outro grupo atuava como preferia, sem cargos definidos.
Cada grupo trabalhou por um determinado tempo e depois a Google comparou os resultados do modelo sem hierarquia versus o tradicional. O que aconteceu foi que o grupo tinha um líder trouxe mais resultados do que aquele sem hierarquia. Na análise inicial, do projeto chegava-se à conclusão de que os gerentes eram importantes.
Na sequência da pesquisa do Projeto Oxigênio, identificou-se diferença entre gerentes. Havia gerentes de alto desempenho e gerentes de baixo desempenho, e esta diferença também trazia resultados diferentes. A avaliação dos gerentes por parte do Projeto Oxigênio, se concentrou em 8 atributos, os quais estavam em funcionamento há vários anos na empresa.
A partir do momento que definiram que os gerentes eram importantes, e visualizou-se a diferença entre eles, iniciou-se um processo de treinamento e qualificação além da criação do prêmio “Grande Gerente”, que tinha como objetivo dar visibilidade aos gerentes que realizaram com excelência as suas funções, bem como incentivar a melhora dos gerentes que tiveram avaliação inferior.
A maior parte dos gerentes aprovaram o Projeto Oxigênio, outros questionaram que a empresa poderia estar tentando mudar a essência das pessoas. Parte do pessoal questionou o quanto essa mudança iria contra o princípio de individualismo e autonomia de cada funcionário técnico que o Google tanto prezava.
Porém os resultados mostraram que a mudança foi eficaz, sendo absorvida por quase todos e se conscientizando que os gerentes são responsáveis pela carreira e desenvolvimento de outras pessoas. Com a certeza de que estavam no caminho certo, certa vez, Page dissera: “o Google deveria “cultivar os líderes que o mundo precisa”.
...