A Teoria da Administração
Por: Van1000 • 31/3/2019 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A TEORIA CIENTÍFICA
Tendo como percursor o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, o qual buscou aumentar a eficiência das indústrias por meio da racionalização dos operários. Esta teoria surgiu em resposta ao crescimento acelerado das indústrias após a Revolução Industrial, fato que exigiu a aplicação de um método científico ao trabalho nelas empreendido. Taylor pensou em uma melhor distribuição do trabalho e teve como consequência a especialização do trabalhador em tarefas específicas, em outras palavras, encontrar a melhor maneira de fazer uma tarefa padronizando a produção através da racionalização do operário.
Deste modo, as principais características da Teoria Científica e de seu método de trabalho são: a fragmentação das tarefas, a especialização do trabalhador, a padronização dos equipamentos e ferramentas. Taylor também mudou a forma de pagar os operários, passando a pagá-los por produção (por peça, item produzido), para que assim fossem mais eficientes, e estivessem motivados a trabalhar. As mudanças implementadas por Taylor não se restringiram aos trabalhadores, mas também alcançaram a administração, a qual deveria deixar de ser feita pelo improviso gerencial, para se pautar em planejamento cuidadoso, de forma que a administração ganhou o status de ciência.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Desenvolvida pelo engenheiro francês Henry Fayol, esta teoria foca sua análise sobre a cúpula administrativa (gerência), buscando definir responsabilidades em todos os níveis organizacionais. Fayol se preocupou com os elementos básicos de qualquer processo administrativo, como: planejamento, organização, direção e controle. Em sua o principal objetivo desta teoria é aumentar a eficiência da empresa tendo como base a organização de seus departamentos/setores.
Segundo a visão de Fayol as empresas possuem funções básicas: técnicas (produzir), comerciais (vender e negociar), financeiras (gerir capital), segurança (proteger e preservar bens materiais e despesas), contábeis (controles de receitas e despesas) e administrativas (coordenar e sincronizar as demais funções). Por esta teoria a empresa deve centralizar a autoridade nas mãos de uma única pessoa (controle de comando), o qual tem a capacidade de dar ordens cabendo aos seus subordinados apenas obedecê-lo sem questionamento, garantindo a empresa uma organização linear.
TEORIA DA BUROCRACIA
Criada por Max Weber, a teoria burocrática recebe esse nome devido a racionalização dos processos de trabalho, onde cada procedimento feito tem sua ordem e forma de ser realizado, e guarda uma relação direta com os demais , deste modo caso um deles não seja cumprido corretamente as outras fases simplesmente não acontecem. O termo burocracia não tem nada a ver com a morosidade dos processos, mas sim com a racionalização.
A Teoria Burocrática é organizada por normas escritas (formalizadas) que determinam o que cada colaborador deve fazer e como cada processo de tomada de decisão deve ser empreendido. Esta teoria surgiu em meio a um contexto de injustiças onde o trabalhador era explorado com exaustivas jornadas de trabalho e baixos salários, além de visar sanar algumas lacunas e fragilidades da Teoria Clássica.
...