A Transposição do Rio São Francisco: eixo leste
Por: Amanda Leite • 10/2/2018 • Relatório de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AMADA LEITE
DONGLARES DE ARAGÃO FILHO
ISAÍAS BRITO COSMO DA SILVA
MATHEUS LÊMOS
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Transposição do Rio São Francisco: eixo leste
JOÃO PESSOA - PB
2017
AMADA LEITE
DONGLARES DE ARAGÃO FILHO
ISAÍAS BRITO COSMO DA SILVA
MATHEUS LÊMOS
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Transposição do Rio São Francisco: eixo leste
Relatório entregue ao docente de Materiais de Construção. Turma: Edificações III - 2017.1, tarde; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, como requisito para obtenção de nota da disciplina em questão.
Prof. Dr. Maurício Machado Pereira
João Pessoa-PB
2017
introdução
A transposição do Rio São Francisco denominada pelo governo federal de Projeto de Integração do Rio são Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, é a maior obra de transposição hídrica da história do Brasil, que abrangerá a mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A obra consiste em levar água a áreas áridas do Sertão Setentrional Nordestino a partir de energia gravitacional (de trechos mais altos para os mais baixos) e por bombeamento (de lugares mais baixos para os mais altos). Assim para manter a inclinação (3°) por um percurso maior, faz-se necessário a construção de aquedutos, túneis e galerias. Já para o bombeamento, existem estações de bombeamento (EBI’s e EBV’s), subestações e rede de energia elétrica para alimentar o referido processo.
A obra, que começou em 2007, é dividida em dois eixos principais: o Eixo Norte, que estende-se do município de Cabrobó (PE) até Cajazeiras (PB) com 260 km de extensão, e o Eixo Leste, com extensão de 217 km percorrendo deste Floresta (PE) até Monteiro (PB). Além dos Ramais ou Eixos associados.
Dessa forma, a obra conta com estruturas de aquedutos, barragens, túneis, galerias, “overshoots”, adutoras, reservatórios e estações de bombeamento, as quais (as do Eixo Leste) visitamos.
Visita Técnica à Transposição do Rio São Francisco
objetivo
Analisar as estruturas construtivas das obras do Eixo Leste, em Monteiro (PB) e Sertânia (PE), da Transposição do Rio São Francisco: suas funcionalidades, tipos de materiais, princípios de funcionamento, estruturas envolvidas, objetivos construtivos, bem como o cotidiano da obra.
metodologia
A visita técnica consistiu em observar as estruturas construtivas envolvidas na obra da Transposição, durante dois dias, acompanhados pela Engenheira responsável pela obra. Dessa forma pode-se visitar várias estruturas, tirando-se dúvidas, e fazendo as devidas anotações e observações acerca destas.
Desenvolvimento
A turma do 3º e 4 º ano de Edificações, saiu do Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, e, após cinco (5) horas de viagem chegaram ao Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro, onde instalaram-se por dois dias.
...