TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da autoclave para os estabelecimentos de saúde

Por:   •  4/6/2022  •  Artigo  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 14

A importância da autoclave para os estabelecimentos de saúde

 

Revista Brasileira de Educação e Saúde

ISSN 2358-2391

Pombal, PB, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas          http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES DOI: https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6569  [pic 1]

ARTIGO DE REVISÃO

 

A importância da autoclave para os estabelecimentos de saúde

 

The importance of autoclave for health establishments

 

 

 

Antonio Felipe da Silva Rodrigues

Centro Universitário Unifanor Wyden Educacional, Grupo Educacional Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes, E-mail:

eliperodrigues8@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo: Com o desenvolvimento da sociedade atrelado ao desenvolvimento da tecnologia, estabelecimentos que tenham por finalidade prestar serviços relacionados ao cuidado da saúde das pessoas vêm estruturando-se e adquirindo maior robustez para garantir serviços com mais qualidade, eficiência e eficácia no tratamento de enfermidades aos seus pacientes. Na mesma proporção, profissionais especializados são necessários para garantir a operabilidade e manutenção de equipamentos médico-hospitalares na área da saúde, dessa forma surge à figura do engenheiro clínico necessário para a manutenção e gestão dos equipamentos que prestam esses serviços. Dentre esses equipamentos podemos destacar a autoclave que é um equipamento importantíssimo para garantir condições de higiene e saúde no ambiente do estabelecimento de saúde, visto que sem uma esterilização adequada dos diversos instrumentos e materiais seria inviável a manutenção de um ambiente que garantisse as condições precípuas de segurança e saúde para profissionais e pacientes no ambiente hospitalar.

 

Palavras-chave: Engenheiro clinica; Ambiente; Tecnologia hospitalar.

 

Abstract: With the development of society linked to the development of technology, establishments that aim to provide services related to the health of people have been structuring and acquiring greater robustness to guarantee services with more quality, efficiency and effectiveness in the treatment of diseases to their patients. In the same proportion, specialized professionals are required to ensure the operability and maintenance of medical-hospital equipment in the health area, thus appearing to the figure of the clinical engineer necessary for the maintenance and management of the equipment that provide these services. Among these equipment we can highlight the autoclave which is a very important equipment to guarantee hygienic and health conditions in the environment of the health establishment, since without adequate sterilization of the various instruments and materials it would be impracticable to maintain an environment that would guarantee the prevailing conditions of safety and health for professionals and patients in the hospital environment.

 

Key words: Clinical engineer; Environment; Hospital technology.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebido em: 06/05/2019 [pic 2]

Aprovado em: 22/10/2019

 

 

Rev. Bra. Edu. Saúde, v. 9, n.4, p.

INTRODUÇÃO

 

A engenharia clinica emergiu como uma disciplina na segunda metade do século XX, uma vez que havia um número crescente de dispositivos médicos eletrônicos e mecânicos complexos que foram entrando no ambiente de cuidados de saúde para aplicações preventivas, terapêuticas, diagnósticas e restauradoras. Dentro do complexo ambiente do hospital moderno, a engenharia clínica preocupa-se principalmente com os dispositivos, mas reconhece que as interações entre medicamentos, procedimentos e dispositivos geralmente ocorrem e devem ser entendidas e gerenciadas para garantir segurança e atendimento eficaz ao paciente (DYRO, 2004).

Ainda de acordo com Dyro (2004) A engenharia clínica, praticada pela primeira vez no hospital, ampliou sua esfera de influência, à medida que dispositivos médicos são cada vez mais utilizados em instalações de cuidados e em casa. A mobilidade e a diversidade na carreira aumentaram na proporção em que fabricantes e agências reguladoras reconheceram o importante papel que os engenheiros clínicos desempenham na pesquisa, desenvolvimento, fabricação e regulação de dispositivos médicos. Os engenheiros aplicam seus talentos em todas as áreas da assistência médica, incluindo as seguintes:

  • Indústria de dispositivos médicos; - Agências reguladoras do governo;
  • Organizações de qualidade;
  • Hospitais, clínicas, atendimento prolongado e instalações de cuidados prolongados;
  • Organizações regionais e nacionais de serviços;
  • Consultorias para suporte a litígios, conformidade regulatória, avaliação de programas e

pesquisa;

  • Instituições acadêmicas; - Escolas de treinamento técnico.

A engenharia biomédica é a área da engenharia direcionada para gestão de equipamentos utilizados em tratamentos, terapias e diagnósticos, sendo atribuído a essa área do conhecimento realizar o projeto, montagem e a manutenção de ativos que atendam às demandas do sistema de saúde empregado em determinado estabelecimento (SAWHNEY, 2007).

A área em questão é multidisciplinar e consolida conhecimentos em ciências exatas e ciências da saúde, considerando a integração cada vez maior entre a medicina e a tecnologia de maneira geral, os engenheiros biomédicos têm sido demandados não apenas para a concepção de novos aparelhos, muitos hospitais têm a necessidade crescente de profissionais focados na gestão e manutenção de equipamento biomédicos-hospitalares.

O engenheiro biomédico dedica-se ao desenvolvimento e à produção de próteses, equipamentos diagnósticos, instrumentos médicos e ao estudo de organismos vivos de maneira geral, considerando sempre aspectos relacionados à engenharia. Cargos de gestão na administração hospitalar e pesquisa acadêmica também são outras possibilidades para esses profissionais.

Na área da saúde, o desenvolvimento tecnológico possibilitou uma revolução nos procedimentos assistenciais e equipamentos médico-hospitalares. Impulsionado por esse desenvolvimento crescente a engenharia clínica pode ser descrita como uma das especialidades da engenharia biomédica que tem ganhado cada vez mais destaque no ambiente hospitalar atual, em que o grande desenvolvimento tecnológico também tornou indispensável o uso desses profissionais especializados na gestão e integração das novas tecnologias na área da saúde (BRONZINO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (365.6 Kb)   docx (149.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com