TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do engenheiro professor

Por:   •  7/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11

A PRÁTICA DO ENGENHEIRO PROFESSOR[pic 1]

MARIA DE LOURDES

MICHELE SIMÕES

RESUMO

Muitos engenheiros até pouco tempo exerciam a docência, como uma profissão secundária, porém, atualmente esses profissionais têm visto a docência como algo intrínseco à sua atuação profissional. A elaboração deste trabalho justifica-se pela importância da atuação do engenheiro como professor. Desse modo, o objetivo desse estudo foi a realização de uma revisão de bibliografia focada na prática do engenheiro professor. Para o embasamento da pesquisa, empregou-se a revisão de bibliografia fundamentada em livros, artigos, teses e revistas ou periódicos especializados, tendo como banco de dados as bibliotecas virtuais Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo), o método foi dedutivo. Os resultados evidenciaram que a profissão da Engenharia é antiga, mas, no Brasil tem evoluído de forma relevante nos últimos anos, a partir da década de 50 foram criados em média três cursos por ano, esta profissão está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia e da indústria. Porém, atualmente, um grande número de engenheiros tem buscado atuar como professor, isso exige a necessidade da formação continuada na área da docência, para que este não seja apenas um transmissor de conhecimento, mas, um intermediador entre o processo de ensino-aprendizagem e o acadêmico. Conclui-se, que a educação no ensino superior na área da Engenharia tem exigido uma nova forma de atuação do educador, as quais estão enfocadas nas características de um novo modelo de ensino voltado para a busca do conhecimento do engenheiro professor, já que o curso não o capacita para a prática da docência.

PALAVRAS-CHAVE: Docentes Engenheiros. Educação para Engenharia. Ensino Superior. Ensino Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais preparados, para isso, tem sido fundamental a formação do docente do ensino superior, assim sendo, esse tema tem se tornado o foco de diversos debates nos dias atuais, sobretudo, na área da Educação em Engenharia, nessa área é possível observar um movimento, ainda que pequeno, mas, já pode ser considerado de grande relevância por parte do próprio engenheiro professor, que tem buscado uma formação na área da Educação ou em diversas áreas (VAZ; GILBERTO, 2014).

No que se refere a essa questão, cabe evidenciar que o papel do Engenheiro tem sido fundamental nas instituições de ensino superior (IES), pois, a sua formação como engenheiro atribui-lhe experiências para que possa atuar como professor, ainda que seja necessária uma capacitação através da formação continuada, tendo em vista, que atualmente esse processo formativo é valorizado em todas as classes profissionais.

Contudo, o que se observa atualmente, é que muitos engenheiros ainda não veem a área da educação como uma profissão prioritária em suas carreiras, pois, preferem atuar na área da Engenharia, sendo assim cabe perguntar: como a prática do engenheiro professor pode colaborar para a profissionalização dos egressos?

A elaboração do presente trabalho se justificou pela importância de apontar os aspectos e fatores concernentes à prática do engenheiro professor nas instituições de ensino superior e a relevância da capacitação continuada para aprimorar o exercício da docência e abordar à prática do engenheiro professor, pois a cada dia mais profissionais da área de engenharia têm atuado na educação superior. Para o embasamento teórico-científico empregou-se a revisão de literatura, utilizando-se livros, artigos e revistas.

2 A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

O engenheiro professor deve adaptar-se a atual realidade do mercado de trabalho e estimular os futuros profissionais a interessarem-se pelas aulas, e isso é possível através da prática da docência do ensino superior, diante disso, Martins, Moura e Testa (2011), enfatizam que esse profissional tem como missão a intermediação entre o ensino-aprendizagem e o discente, ou seja, tem o papel de mediador do conhecimento, isso significa, que esse profissional tem a difícil tarefa de passar os subsídios necessários para que os estudantes possam entender os conteúdos interdisciplinares que o ensino os apresenta.

Para atuar como professor o engenheiro precisa buscar conhecimentos sobre a docência através da formação continuada, pois, a formação do bacharel não tem por objetivo o desempenho na docência, esse é o caso dos cursos da área de Engenharia, que visam a formação de um discente sistemático, por isso, a formação continuada voltada para as especializações e/ou mestrado são recomendados a este profissional (PEREIRA, 2015).

Quanto a importância da prática da docência no ensino superior, vale destacar, que o profissional que tem o objetivo de atuar como professor, precisa ter técnica e prática que aprimorem o ensino-aprendizagem dos discentes, quanto a isso, Pinto (2012), leciona que a Educação em Engenharia como uma área da ciência deve focar mais na prática da docência e deixar de ser uma atividade acessória e eminentemente conteudista, ou seja, deve-se empregar um processo dotado de métodos e técnicas próprias, que sejam estruturadas e consistentes.

Para os engenheiros professores, a capacitação voltada para as práticas da docência do ensino superior é fundamental, pois, eles necessitam de uma formação adequada e uma reflexão sobre a maneira de ministrar suas aulas. Um docente que tem como embasamento um bacharelado e busca uma formação para trabalhar na educação, abre para si um novo horizonte para a vida acadêmica, onde entenderá que r educador é muito mais que dar aula e aplicar provas (PEREIRA, 2015).

Segundo os autores Silva, Faria e Almeida (2016), todo o processo educacional precisa ser contínuo e permanente, desse modo, é importante mencionar que a formação para a docência é um importante modelo dessa prática. Essas atividades permitem aos profissionais realizarem reflexões e mudanças em sua própria prática pedagógica.

Diante desse contexto, fica evidente que a cada dia a docência do ensino superior tem sido fundamental para o engenheiro professor, tendo em vista, que o seu papel principal é de mediador do conhecimento, portanto, este profissional se estabelece como o canal do ensino e da aprendizagem dos futuros engenheiros.

3 O PAPEL DO ENGENHEIRO NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Para falar da atuação do engenheiro na prática da docência, é importante enfatizar, que atualmente tem aumentado de forma significativa a quantidade de cursos de Engenharia no Brasil, desse modo, tem sido fundamental que esses profissionais deixem as suas áreas de atuação e passem a lecionar, diante disso, a questão pedagógica está se tornando uma atribuição intrínseca à sua atuação do engenheiro como professor (QUINTILHANO, PESSOA, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com