A utilização de resíduos na fabricação de fundações
Por: tiagopizoli • 2/8/2017 • Artigo • 4.021 Palavras (17 Páginas) • 185 Visualizações
utilização de resíduos na fabricação de fundações
Tiago João Pizoli
Engenheiro Civil, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PEU), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário, 87020-900, Telefone 55 44 99772-9865, E-mail: tiagopizoli@hotmail.com
RESUMO
A preocupação com o meio ambiente tem estimulado o interesse por pesquisas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Vários segmentos da sociedade têm se voltado para os conceitos da sustentabilidade, pesquisando alternativas para minimizar os impactos causados pelo consumo, muitas vezes, indiscriminado de matéria-prima e pelo grande volume de resíduos gerados, entre os quais se incluem os resíduos de borracha, os resíduos da construção civil, os resíduos de mineração, entre outros. As fundações são elementos fundamentais para uma obra civil e demandam uma quantidade grande de recursos naturais para sua fabricação. Em relação a isso, a aplicação de resíduos na substituição de parte dos materiais da fabricação do concreto para fundações, mostra-se conveniente para com as medidas de sustentabilidade. Este trabalho busca fazer uma revisão sistemática de trabalhos realizados utilizando resíduos diversos na fabricação de fundações do tipo blocos e estacas. Esta revisão apresenta um total de cinco trabalhos, onde é discutido a viabilidade de utilização dos resíduos na fabricação do concreto, bem como as propriedades das fundações com a utilização desses resíduos.
Palavras-chave: revisão sistemática, fundações, resíduos
ABSTRACT
The concern for the environment has stimulated interest in researches aimed at sustainable development. Several segments of society have focused on the concepts of sustainability, researching alternatives to minimize the impacts caused by the often indiscriminate consumption of raw materials and the large volume of waste generated, including rubber waste, construction waste, mining waste, among others. The foundations are fundamental elements for a civil work and demand a big quantity of natural resources for its manufacturing. Thus, the application of residues in the substitution of part of the materials from the manufacture of concrete for foundations, is convenient for the measures of sustainability. This paper tries to make a systematic review of papers carried out using different residues in the manufacture of foundations of the type blocks and piles. This review presents a total of five papers, which discusses the viability of using the waste in the manufacture of concrete, as well as the properties of the foundations with the use of these residues.
Keywords:systematic review, foundations, residues
1. INTRODUÇÃO
Diferente de países como EUA onde no final de 1960 já existia uma política para resíduos, a preocupação com resíduos, de maneira geral, é relativamente recente no Brasil Apesar de algum avanço na reciclagem de resíduos domiciliares, obrigatoriedade de recolhimento de pneus e baterias, o Brasil está certamente ainda longe de políticas mais abrangentes como a política do governo dos EUA de compra preferencial de produtos ambientalmente saudáveis (AGOPYAN; JOHN, 2001).
Atualmente o padrão de desenvolvimento ainda caracteriza-se principalmente pela exploração excessiva e constante dos recursos naturais e à geração maciça de resíduos. Assim, tem-se um confronto entre meio ambiente e desenvolvimento, ao não se estabelecer patamares sustentáveis de produção e consumo (ANGELIS NETO; ANGELIS, 1999).
A construção civil é, certamente, a maior consumidora de recursos naturais de qualquer economia (JOHN, 2000) e também participa da maior parcela da geração de resíduos urbanos. Desta forma o aproveitamento dos resíduos da construção civil são, hoje, uma das ações que devem ser incluídas nas práticas comuns de produção das edificações, visando maior sustentabilidade, proporcionando economia de recursos naturais e minimização dos impactos ambientais.
Além da construção civil os resíduos industriais provenientes de mineração também causam grande impacto no meio ambiente e a utilização destes na construção civil apresenta-se uma alternativa efetiva para a diminuição dos problemas ambientais.
Também pode-se citar os resíduos provenientes dos pneus. Uma das preocupações é a forma de descarte deste resíduo na natureza, que em sua grande maioria tem como destino os lixões, aterros sanitários e os rios. Uma forma encontrada para amenizar esse impacto trata-se da utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Uma destinação ambientalmente adequada seria buscar este confinamento junto a concretos e argamassas encontrando na construção civil uma destinação adequada a este material.
2. OBJETIVO
Este artigo pretende realizar uma revisão sistemática através da busca de artigos, teses e dissertações que abordem pesquisas de fundações, blocos e estacas, realizadas com resíduos de indústrias de pneus, de mineração e da construção civil.
3. MÉTODO
Foram pesquisados artigos, teses e dissertações, que abordaram análises de fundações feitas com resíduos.
3.1 Critérios de inclusão e exclusão de estudos
O foco dessa pesquisa foi encontrar trabalhos que tivessem aplicações de resíduos diversos na construção de fundações. Nessa revisão foram incluídos estudos que buscassem analisar o comportamento das fundações em relação a carga de ruptura, comparando com fundações feitas sem resíduos, seguindo as devidas normas técnicas. Os demais critérios de inclusão foram: data da publicação do estudo entre 2000 e 2017. Foram excluídos os estudos que apresentassem análises apenas de concreto, sem análises das fundações.
3.2 Estratégia de busca
A pesquisa dos trabalhos foi realizada na base de dados Google Scholar, Portal de periódicos CAPES/MEC e Scielo. Utilizando-se três conjuntos de termos de busca bibliográfica: “fundações resíduos pneus”, “fundações estacas resíduos” e “fundações blocos resíduos”. Foram pesquisadas também as referências bibliográficas dos artigos incluídos. Uma primeira avaliação foi realizada tendo por base os títulos e o resumo dos artigos e rejeitaram-se aqueles que não preencheram os critérios de inclusão ou apresentaram algum dos critérios de exclusão.
3.3 Resultados
Através da estratégia de pesquisa mencionada anteriormente foi encontrado um total de cinco documentos. Desses documentos, quatro tratavam-se de estudos de estacas escavadas, um tratava-se de estacas moldadas in loco. Os resíduos utilizados nas pesquisas encontradas foram, resíduo da construção civil (RCC), resíduo de pneu e resíduos de mineração.
4. ESTACAS ESCAVADAS COM RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
4.1 RCC
Em todo o mundo é perceptível o aumento do mercado da reciclagem no setor da construção civil. O principal motivo da preocupação da reciclagem dos Resíduos da Construção Civil (RCC) é devido ao fato da indústria da construção civil ser uma das maiores consumidoras de matérias-primas naturais, produzindo resíduos em alta escala, que provocam diversos impactos ambientais.
...