ANÁLISE DA MOLA LEI DE HOOKE
Por: N2a0t1a7 • 1/2/2018 • Relatório de pesquisa • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFJVM
Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT-TO
ANÁLISE DA MOLA
Lei de Hooke
Teófilo Otoni - MG
2017
ANÁLISE DA MOLA
Lei de Hooke
Relatório de pesquisa apresentado à disciplina Introdução as Engenharias do curso Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BCT, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Teófilo Otoni - MG
2017
SUMÁRIO
Pág.
RESUMO................................................................................................................... 4
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 5
2. OBJETIVOS (e/ou Hipóteses) ............................................................................... 5
3. MATERIAL E MÉTODOS....................................................................................... 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO.................................................................................. 6
5. CONCLUSÕES...................................................................................................... 7
6. DIFICULDADES ENCONTRADAS........................................................................ 7
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 7
8. APÊNDICES......................................................................................................... 7
RESUMO
Analisou-se o comportamento de três molas, no qual está relatado a seguir, com o intuito de calcular as constantes de elasticidade, desvios, e dados relevantes. Este experimento possui um cunho estatístico e seu desempenho foi constituído com êxodo. Houve a participação de cinco alunos em média, no experimento. O conteúdo de Introdução as Engenharias foi responsável pela elaboração do experimento realizado.
Palavras chaves: Constantes de elasticidade, Comportamento da mola.
1. INTRODUÇÃO
Uma mola possui vários atributos que interferem no seu comportamento diante de uma dada situação, com isso, submeteu-se 3 três molas para análise, com o acumulo de pesos distintos, assim, buscando encontrar o seu desempenho.
“A determinação da constante de elasticidade de uma mola helicoidal é um experimento de fácil execução desde que se disponha de uma mola apropriada para esse fim. ” (AXT; et al)
“A Lei de Hooke estabelece uma relação de proporcionalidade entre a força F exercida sobre uma mola e a elongação ∆x correspondente (F = k.∆x), onde k é a constante elástica da mola. ” (AXT; et al)
“Um dos experimentos mais tradicionais empregados em laboratórios didáticos é aquele que verifica a relação linear entre a força aplicada em um sistema e sua elongação, ou seja, a lei de Hooke. ” (LABURÚ; DE ALMEIDA)
“Os estudos de Hooke foram bastante profundos, não só estabelecendo as relações entre forças e deformações, mas também sugerindo diversos ensaios que poderiam ser usadas na resolução de alguns importantes problemas sobre os quais se debatiam os cientistas da época. ” (E BRITO)
Deste modo, o experimento foi realizado com o auxílio do Prof. Dr. Carlos Henrique Alexandrino, no laboratório de Física que se situa no prédio do ICET (Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia) da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri).
2. OBJETIVOS (e/ou Hipóteses)
Objetiva-se com esse experimento, descobrir a constante elástica das molas, os desvios padrão e médio de ambas e demais comportamentos que atribuem relevância nessa experiência.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
O experimento quantitativo realizado a partir de um medidor, e com amostras de três molas, com cores azul, preta e vermelha. E cinco pesos variáveis, que posteriormente pesou-se e seus resultados seguem-se: P1= 53,88g; P2=51,81g; P3=50,82g; P4=50,97g; P5=51,61g.
Após a pesagem adicionou-se pesos as molas. Observou-se no medidor que a cada peso exercido sobre as molas tiveram-se ambos os resultados variáveis. Permitiu-se a compreensão que cada mola possui um constante de elasticidade variável dependente da amostra.
Na análise estatística dos dados pede-se:
- Desvio médio e padrão;
- Descrição do delineamento experimental;
- Modelo estatístico;
- Pressuposições da análise de variância;
Formulas utilizadas para obter os dados:
Desvio Padrão;
Desvio Médio;
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir da análise das molas e do gráfico realizou-se, o cálculo da constante de elasticidade, media, do desvio médio e padrão, resultou-se:
A mola preta possui constante de elasticidade 0,092, media 66,5mm, desvio médio 27,17mm e padrão
...