ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ
Por: Bianca Paiva • 1/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.992 Palavras (16 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
BIANCA ARAÚJO DE PAIVA
ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ.
(PROJETO)
CAMPO MOURÃO
2013
BIANCA ARAÚJO DE PAIVA
ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ.
Projeto de Pesquisa, apresentado à Disciplina de Metodologia de Pesquisa, do Curso Superior em Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para aprovação de viabilidade.
Orientadora: Dra. Maria Cristina Halmeman
CAMPO MOURÃO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVOS 3
2.1 OBJETIVO GERAL 3
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
3 JUSTIFICATIVA 4
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
4.1 Canteiros
4.1.1 Elementos de um canteiro de obras
4.1.2 Principais erros cometidos no canteiro de obras e os problemas causados
4.1.3 Planejamento dos canteiros de obras
4.1.4 Custos e benefícios
4.2 Segurança do trabalho - Construção Civil
4.2.1 Medidas preventivas para evitar acidentes na Construção Civil
4.2.1.1 Equipamentos de Segurança
5 METODOLOGIA
5.1 Estudo Referencial
5.2 Pesquisa a Campo
5.2.1 Materiais
6 CRONOGRAMA
7 REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O momento da construção civil no Brasil é de grande crescimento, que acompanha o desenvolvimento do país. De acordo com Ribeiro (2011, p.15) associado a isso os empresários vêm se preocupando cada vez mais com investimento no planejamento da obra, desde a origem até a sua finalização. Mesmo assim, não é de costume ver canteiros limpos e planejados, o que seria exemplos de organização.
Conforme Alves (2012, p.11) o setor da construção civil possui particularidades que o diferenciam das demais claramente, como o seu caráter nômade e o fato que o produto final se diferencia sempre, isso torna que medidas organizacionais nos canteiros de obras sejam ainda mais necessárias.
O grande impedimento para isso acontecer regularmente é a falta de cultura da grande maioria envolvida nesse ramo, muitos por desconhecimento das normas e outros pelo preconceito no funcionamento de tais medidas. A principal desvantagem do não seguimento dessas ações é a tomada de decisões no próprio canteiro conforme o surgimento dos problemas, o que está longe de ser o ideal, passando uma imagem negativa do canteiro para os clientes, além dos riscos para a segurança dos colaboradores, a poluição do meio ambiente, desperdício de materiais e a má organização do local de trabalho.
A caracterização do porte da obra é o primeiro a ser feito para que haja a implicação de suas necessidades primordiais de organização, o que engloba diversos fatores do planejamento construtivo, visando à melhoria no rendimento do trabalho e qualidade do produto final.
Observa-se um crescimento no ramo da construção civil nos últimos anos na cidade de Campo Mourão - PR. Dentre outro motivos, a localização na cidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná trouxe à cidade diversos novos moradores, como professores, alunos, técnicos administrativos, e assim a busca por imóveis principalmente na região central e nas proximidades da Universidade.
Por causa desse rápido desenvolvimento, houve uma escassez de imóveis disponíveis o levou ao crescimento também do interesse de Mourãoenses em adquirir novos empreendimentos imobiliários, o que nem sempre é realizado com o correto planejamento.
A analise dos canteiros de obras visa a análise da correta organização de sua estrutura física, proporcionando um ambiente saudável e seguro para os trabalhadores, o meio ambiente que cerca a construção, a redução de gastos e por consequência a redução de tempo e aumento da qualidade do trabalho.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Estudar técnicas de organização de canteiros de obras e seus benefícios para a maior produtividade.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os problemas que a falta de planejamento e gerenciamento causam no ambiente de trabalho da construção civil;
- Analisar a diminuição de acidentes de trabalho em canteiros de obras bem organizados;
- Apresentar normas técnicas e legais para a melhoria da organização em canteiros de obras.
3 JUSTIFICATIVA
Segundo Alves (2012, p.14) o método de produção da construção civil é complexo e com muitas intervenções, de formas ambientais, jurídicas, de segurança e de higiene profissional, o que exige um planejamento de espaço de trabalho com grandes estudos para sua melhoria.
Desta forma, a produção civil passa atualmente por diversas mudanças em seu processo construtivo, onde há uma maior exigência de planejamento e organização em seu local de trabalho, que visa a eficiência, maior conforto da mão de obra, o não desperdício de materiais, redução de custos, menos tempo de execução e maior qualidade de trabalho.
Apesar de haver a NR (Norma Regulamentadora) 18, concebida em associação por construtoras, trabalhadores e governo, visando criar regras para um bom gerenciamento de obras, ainda é raro seu uso na maioria dos canteiros de obra.
Com a falta de organização do ambiente de canteiros de obras, não existe cuidados necessários para a preservação do meio ambiente ao redor, já que de acordo com Guerra (2009, p.15) a construção civil ainda é uma grande causadora de impactos ambientais, pelo grande uso de recursos naturais, geração de resíduos e mudanças nas paisagens. Um dos problemas acarretados por isso é a falta de lugar adequado para os entulhos e restos de materiais, que são depositados em lugares indevidos e muitas vezes até queimados, o que piora a situação. Este lixo deve ser coletado e removido regularmente para lugares apropriados.
...