ANÁLISE DINÂMICA DE UM MECANISMO DE QUATRO BARRAS
Por: Darkito • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 1.127 Visualizações
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ
:
ANÁLISE DINÂMICA DE UM MECANISMO DE QUATRO BARRAS
Descrição do sistema:
O sistema em estudo, representado na figura abaixo, e um mecanismo de quatro barras utilizado para alimentar chapas de metal em uma linha de fabricação. A barra AO (corpo 2) gira com velocidade angular constante, ω, no sentido horário, Há um torque, To, na barra 2, cujo valor varia de modo a manter a velocidade angular constante.
Objetivo:
Determine:[pic 1]
- Os esforços dinâmicos externos em todos os pinos e os internos na barra 4, em função do ângulo θ2, entre AO e o eixo x, e a distancia s, entre uma secção genérica da barra 4 e o ponto C;
- As tensões nas fibras da esquerda ϬD da barra 4 em função de θ2 e s;
- A máxima velocidade angular da manivela de modo a não ultrapassar a tensão admissível do material.
Dados:
OA = a = 0,06 m (aço, seção 5x25 mm) comprimento da manivela;
AB = b = 0,76 m (aço, seção 5x25 mm) comprimento da barra interconectora; BC = c = 0,38 m (aço, seção 5x25 mm);
BD = h = 0,25 m (aço, seção 5x25 mm);
OC = d = 0,83 m.;
Massa da ferramenta em D é 5 kg. Os centros de massa estão no ponto médio do comprimento das barras. Porém a barra 4 tem uma massa concentrada em D. A distância CG4 é maior que a metade de (h + c). Despreze as massas dos pinos;
Tensão admissível do material, tanto para tração como compressão é 150 MPa. Força vertical FV = 200 N, força horizontal FH = 100 N;
ω = 100 RPM (de funcionamento);
Introdução
O mecanismo de 4 barras estudado é um alimentador de chapas de metal em uma linha de produção. Esse tipo de mecanismo é versátil, dessa maneira a sua utilização é muito comum em diversos mecanismos. Por sua vez ele é constituído por 3 barras moveis e 1 barra fixa.
Para resolução do problema proposto, analisamos o mecanismo geometricamente, determinando relações entre os ângulos, o comprimento das barras e também do conjunto em si. Empregando o método de Newton como método de resolução, fomos capazes de determinar as forcas resultantes nas articulações.
Ao resolver o projeto verificamos a sua complexidade assim tornando-o de difícil resolução analítica, devido ao sistema composto de diversas variáveis, portanto utilizamos métodos numéricos. Adotamos o software MATLAB, que nos possibilitou resolver o sistema, proporcionando um resultado com menor esforço.
Metodologia
Analisamos os possíveis movimento das barras, e suas variações de posição, modelando assim o sistema fornecido. Fizemos os DCLs (Diagrama de Corpo Livre) e DRFs (Diagrama De Resultante das Forças) de cada componente do mecanismo.
...