TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS ENCONTRADAS EM ITAPERUNA, RJ

Por:   •  21/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS ENCONTRADAS EM ITAPERUNA, RJ

D......

Ka.......

P.......

Niander Aguiar Cerqueira

RESUMO

Nos últimos anos, a demanda por soluções consideradas secas aumenta progressivamente, ou seja, soluções tecnológicas que colaborem em edificações de qualidade, com materiais mais eficientes e que gerem baixo impacto ao ambiente. No Brasil especificadamente, a escolha por construções em estruturas metálicas cresce numa taxa de 10% ao ano.  Entres as inúmeras vantagens que o sistema construtivo com estruturas metálicas apresenta, cita-se a possibilidade de uso de diversos materiais de revestimento, flexibilidade, pequeno coeficiente de perda, alta durabilidade e pode ser reciclado. Todas as estruturas, entretanto, são suscetíveis à manifestações que afetam o seu desempenho em serviço ao longo do período de vida útil. As patologias não têm sua origem concentrada em fatores isolados, podendo ser causadas por erro de projeto, falta de manutenção, erro na execução, deterioração causada pelo meio externo, entre outras. O objetivo deste trabalho é apresentar exemplos reais de patologias encontradas em visitas de campo na cidade de Itaperuna-RJ e discutir as principais causas, mecanismos de ocorrência, processos possíveis de solução e prevenção.

Palavras-chave: Patologias. Estruturas Metálicas. Corrosão. Manutenção Corretiva.

Introdução

São denominadas patologias os processos acometidos em estruturas, de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam. Uma vez afetadas, precisam de vistoria minuciosa e interferência, sendo necessário ao responsável pelo projeto e execução conhecer os tipos existentes e suas formas de ocorrência. A cautela com o projeto, com o nível de exposição e com sua proteção é inerente à vida útil das estruturas.

Metodologia

As patologias podem ser classificadas como adquiridas: geradas pela ação de agentes externos agressivos. A corrosão é considerada a mais visível delas; transmitidas: hábitos ou desconhecimento técnico durante a fabricação ou montagem da estrutura, como soldas sobre superfícies pintadas e falta de parafuso nas conexões e; atávicas: resultantes de má concepção de projeto, erros de cálculo ou escolha de espessuras inadequadas. São difíceis de serem reparadas e exigem uma recuperação de alto custo. Ao longo do estudo, apresentaram-se diferentes casos de patologias em estruturas metálicas encontradas em Itaperuna, com detalhamento e formas possíveis de solução e prevenção.

Resultados e discussão

Os dados obtidos possibilitou classificar a corrosividade atmosférica de Itaperuna como ambiente pouco agressivo, segundo a fórmula de Brooks e como atmosfera pouco agressiva, de acordo com a tabela da ISO12944-2.

Define-se a corrosão como deterioração de um material por do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. Na cidade foram encontrados diversos casos de degradação, especialmente em um campus universitário inutilizado e no Poli Esportivo.

Outras patologias encontradas são associadas a má concepção do projeto e/ou descuido durante a execução. São elas: falta de conexão no gabarito, erro de cálculo do comprimento e subdimensionamento de elementos estruturais, levando a flambagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com