ANÁLISE DO TEOR ALCOÓLICO DE BEBIDAS DIVERSAS
Por: Élliken Dal Magro • 8/6/2016 • Relatório de pesquisa • 3.024 Palavras (13 Páginas) • 888 Visualizações
UNIDADE CENTRAL DE ENSINO FAEM FACULDADE [pic 1]
FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ
UCEFF FACULDADES
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
ANÁLISE DO TEOR ALCOÓLICO DE BEBIDAS DIVERSAS
Química Orgânica e Experimental
Chapecó, (SC). Março/2016.
Unidade Central de Ensino Faem Faculdade [pic 2]
Faculdade Empresarial De Chapecó
UCEFF Faculdades
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária
Período: 3º
Disciplina: Química Orgânica e Experimental
Professora: Ms.
ANÁLISE DO TEOR ALCOÓLICO DE BEBIDAS DIVERSAS
Chapecó, (SC). Março/2016.[pic 3]
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
O álcool é um composto orgânico, com a presença de hidroxilas (-OH) ligadas a carbonos saturados, sendo que o átomo hidrogênio de um alcano na ligação é substituído por essa hidroxila. O álcool é obtido por substâncias açucaradas fermentadas e destiladas. Este composto orgânico é empregado em diversos campos, como combustível, solventes, esterilizadores, indústria farmacêutica e principalmente empregado em bebidas alcoólicas.
O uso nas bebidas alcoólicas é o álcool etílico, (CH3CH2OH), esse álcool se encontra em todas as bebidas alcoólicas, e também nos combustíveis e na gasolina. A diferença entre o álcool presente nas bebidas com as de combustível é o teor, nos alcoóis domésticos e combustíveis o teor alcoólico é superior a das bebidas, adicionados aditivos em suas composições para modificar seu gosto e não ser ingeridos.
O teor alcoólico é a quantidade de álcool expressada em porcentagem em um líquido, para as bebidas alcoólicas o teor volumétrico é medido com o alcoômetro, aparelho na escala de 1° à 100° GL.
O presente relatório demonstrara a leitura do teor alcoólico de cinco bebidas, sendo que cada bebida já trás em seu rótulo o valor industrial do grau GL, a comparação com os valores dos rótulos e os resultados encontrados na aula prática serão comparados e discutidos. É essencial para a aula prática de química orgânica a averiguação do teor alcoólico em bebidas, já que o composto é orgânico (OH) ligado a hidrocarbonetos, muito empregado e visto em nosso cotidiano, e com grande importância industrial, tanto de fármacos, de combustíveis e bebidas.
2 OBJETIVOS[pic 4]
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Efetuar a análise do teor alcoólico de bebidas diversas; Identificar as vidrarias adequadas para o preparo correto da prática; Comparar o teor verificado na prática com o declarado em rótulo pelo fabricante.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
O álcool se constitui em uma importante classe de compostos oxigenados, em sua estrutura tem a presença de um grupo hidroxila (OH) ligado ao um grupo alquila, ocupam uma posição central na química orgânica.
A partir deles, é possível a síntese de muitas classes de compostos, como alquenos, ésteres, haletos de alquila, ácidos carboxílicos, cetonas, aldeídos, éter, entre outras. Além da possibilidade de dar origem a outras funções, os álcoois também podem ser obtidos destas mesmas funções.
O etanol ou álcool etílico ou simplesmente álcool, é conhecido desde a Antiguidade como um componente essencial de bebidas usadas em eventos sociais. Embora utilizado como estimulante, na realidade ele age como depressor do sistema nervoso central e como anestésico. O etanol é utilizado como antisséptico em vários produtos, como líquidos para gargarejo bucal, desodorantes, cremes de barbear, etc. No Brasil, esse composto começou a ser utilizado como combustível para veículos automotores na década de 1980. Hoje, em conseqüência dos problemas causados pelos combustíveis fósseis, o etanol se constitui cada vez mais em um importante componente da matriz energética do Brasil e já é também utilizado para mesmo fim em outros países. (Barbosa Luiz Cláudio de Almeida. Química orgânica. 2°Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 1-180p.)
Os álcoois mais utilizados são o metanol e o etanol. A substancial aplicação do etanol é como combustível, aditivo para combustível fóssil e como reagente químico para as indústrias. O metanol já foi usado como combustível, mas por ser tóxico a sua aplicação como combustível foi interrompido. O metanol é usado principalmente hoje em dia como reagente químico, na indústria.
O etanol comercializado em supermercados e farmácias tem concentração elevada, mais alta que nas bebidas, não podendo ser ingerido, pois possuem agentes desnaturantes, que tem alteram o gosto e o odor do produto, e outras substâncias aditivas, tóxicas se ingeridas pelas pessoas.
O etanol ou álcool etílico é comumente obtido através da fermentação dos carboidratos, encontrados em frutas, e na cana de açúcar. Mas também pode ser obtido industrialmente, como um subproduto da destilação do petróleo. O etileno é um subproduto do petróleo, que em condições de hidratação, originar o etanol.
[pic 5]
A comercializado do etanol em supermercados e farmácias tem concentração elevada, mais alta que nas bebidas, não podendo ser ingerido, pois possuem agentes desnaturantes, que tem alteram o gosto e o odor do produto, e outras substâncias aditivas, tóxicas se ingeridas pelas pessoas.
...