ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÕES DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA
Por: rolrol • 15/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.134 Palavras (9 Páginas) • 292 Visualizações
AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA)
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS (FACEG)
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
ANA MARISA SILVA DE ALBUQUERQUE
GEOVANE SERCUNDES DA SILVA JUNIOR
IAGO DAVI LINS DE MORAES
TAMARA OLIVEIRA
MAURICIO DE ALMEIDA VICENTE JUNIOR
ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÕES DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA
GARANHUNS
2017
ANA MARISA SILVA DE ALBUQUERQUE
GEOVANE SERCUNDES DA SILVA JUNIOR
IAGO DAVI LINS DE MORAES
TAMARA OLIVEIRA
MAURICIO DE ALMEIDA VICENTE JUNIOR
ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÕES DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA
Pesquisa de campo entregue a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), como pré-requisito para composição de nota da disciplina de Engenharia de Trafego, do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).
Solicitado por:
Prof.ª
GARANHUNS
2017
1 CONSIDERAÇÕES INICAIS
O presente trabalho tem por tema a análise e proposição de intervenções de engenharia de tráfego para a melhoria da mobilidade urbana, mais especificamente interligado a parte de otimização do fluxo de veículos e pedestres.
Além do seu aspecto funcional, a sinalização também participa da construção do ambiente, onde pretende-se organizar e compreender os processos de produção e instalação dos elementos que fazem parte do projeto, para que ele seja assimilado pelos usuários e adequado ao espaço e identidade visual da cidade.
A realização da pesquisa em campo tem como finalidade identificar os problemas enfrentados por motoristas e pedestres que circulam no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Cônego Benigno Lira. Após o estudo e análise dos dados, buscou-se soluções viáveis para minimizar os conflitos enfrentados no trânsito da área estudada. Serão abordados três aspectos essenciais, são eles: identificação, causas e possíveis soluções para os problemas identificados. Considerando esses condicionantes será possível desenvolver projetos para que a situação existente possa ser parcialmente ou totalmente resolvida, possibilitando melhorias para os cidadãos que ali transitam, oferecendo maior segurança, fluidez e conforto.
A metodologia utilizada neste trabalho foi desenvolvida por intermédio de pesquisas bibliográficas disponíveis em livros, artigos científicos e estudo em campo.
2 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
2.1 Identificação da área de estudo
O cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Cônego Benigno Lira, está localizado no Estado de Pernambuco, no bairro Santo Antônio da cidade de Garanhuns.
Essas ruas apresentam um elevado índice de circulação, já que se localizam no centro, que é a região mais ativa da cidade, onde se concentram as atividades comerciais e financeiras, e após a proibição da circulação de vans pelo comercio, a rota mais utilizada para a saída da cidade é a Rua Cônego Benigno Lira, porém a rua junto com a Avenida Agamenon Magalhães não recebeu as devidas alterações em suas vias, para receber esse aumento de fluxo.
2.2 Problemas Identificados
- Diminuição da velocidade de fluidez nos horários de pico, ou seja, no início da manhã, 12:00 horas que é o horário do almoço e à noite;
- Congestionamento do trânsito;
- Pouca fiscalização;
- Passagem frequente de pedestres atravessando as ruas, com pouca segurança;
- Falta de sinalização
2.3 Causas
Dentre as principais causas que geram os conflitos no trânsito da área estudada podemos citar:
- Falta de projetos de tráfego;
- Imprudência dos condutores e até mesmo dos pedestres;
- Negligência por partes dos condutores;
- A proibição da circulação das vans que vem de cidades vizinhas no centro.
2.4 Responsáveis
Os problemas devem-se principalmente a:
- Aos Órgãos Públicos, pois são os maiores responsáveis, já que falta uma maior fiscalização e um melhoramento nas condições da via e sinalização, que é dever deles;
- Aos Condutores, por desobedecer às regras de circulação são responsáveis indiretos, já que não há um projeto implantado, colocando em risco a vida dos pedestres e a sua própria vida;
- Aos Pedestres, por arriscarem sua vida realizando travessias sem segurança, esses também podem ser considerados responsáveis indiretos, já que não têm nenhum projeto implantado para os mesmos.
3 COLETA DE DADOS
3.1 Características físicas da via:
- Nome oficial ou cadastro do logradouro: Rua Cônego Benigno Lira com acesso à Rua Napoleão Galvão e a Avenida Agamenon Magalhães.
- As calçadas não são padronizadas, as pistas de rolamento dos trechos de estudo são mão dupla.
- O estado de conservação do asfalto das duas mãos encontra-se em bom estado.
- A iluminação é através de postes de iluminação pública, estão em ótima conservação e perfeito funcionamento.
- Não há alagamentos nesta área, já que sua topografia influencia nesse fator por ser um trecho inclinado.
- Na Avenida Agamenon Magalhães existem algumas árvores nas calçadas, mas que não interferem na visualização.
- Existem drenagens dos esgotos e das águas pluviais.
3.2 Características operacionais
Considerando os parâmetros de fluidez, o volume é contínuo e relativamente alto, por se tratar do centro da cidade e aumentou devido a proibição da circulação dos transportes alternativos no centro. Já nos feriados e aos domingos, esse volume diminui por não haver atividade comercial.
...