APLICAÇÃO DE ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO NUMA EMPRESA DE INSPEÇÃO VEICULAR
Por: flamengodias • 15/8/2020 • Trabalho acadêmico • 541 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Tema: Aplicação de analise ergonômica do trabalho numa empresa de inspeção veicular
Uns dos maiores contribuintes para o adoecimento ocupacional são os riscos ergonômicos do ambiente de trabalho. Por muitas vezes, o trabalhador permanece na mesma posição por muitas horas ou com posturas irregulares. Essas atividades somadas a repetições, pode se tornar um risco para o trabalhador, comprometendo sua saúde física e psicológica, podendo levá-lo, inclusive, ao adoecimento. O grande problema são os custos em longo prazo que isso causa para a empresa, gastos com médicos e afastamentos, além de maiores índices de absenteísmo e desmotivação (Ávila, 1998).
Em 2017, houve mais de 12 mil casos de afastamentos por dorsalgia. A cada 100 pessoas, estima-se que cerca de 70 irão apresentar lombalgia em algum momento durante sua vida. Números que poderiam ser evitados através da aplicação da ergonomia física, cognitiva e organizacional. Além disso, transtornos mentais como estresse, ansiedade e depressão também são preocupam. As estimativas da OMS apontam que até 2012, a depressão será a principal causa mundial de afastamento do trabalho (INSS, 2017, OMS, 2019).
A NR-17 tem o objetivo de estabelecer parâmetros que permitam à adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente. O subitem- 17.1, de acordo com uma AET (analise ergonômica do trabalho) visa elaborar medidas, para melhor desempenho e condições da condição da tarefa, analisando o ambiente de trabalho em 12 passos pré-estabelecidos.
No Brasil, com o aumento do preço dos combustíveis líquido e com a produção alta de gás somada aos incentivos governamentais, a frota movida a GNV cresceu. O consumo nacional de GNV aumentou 3,2% de 2018 a 2019, chegando a 6,2 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Esse aumento leva a preocupação com manutenção e vistoria, elevando o número de empresas no ramo.
Com base nisso, o presente projeto tem como objetivo avaliar problemas ergonômicos numa empresa de inspeção de GNV. O processo de inspeção veicular tem como base seguir critérios das normas, ABNTs, portarias e NIT-DIOIS.
A empresa de segurança veicular acreditada avalia os veículos automotores ou rebocados por meio de inspeção visual, linha mecanizada e automatizada, visando comprovar o atendimento aos requisitos de segurança e ambientais estabelecidos pelo CONMETRO, INMETRO, CONTRAN e DENATRAN.
Os objetivos específicos são:
- Levantar problemas ergonômicos durante o trabalho de inspeção;
- Avaliar riscos inerentes ao processo;
- Mensurar danos ergonômicos eminentes e em longo prazo;
- Desenvolver plano de ação para reduzir riscos e danos;
- Mensurar perdas financeiras com a não melhoria ergonômica do processo.
O projeto será desenvolvido com dados obtidos numa empresa no ramo de Manutenção, inspeção e vistoria de veículos equipados com GNV (Gás natural Veicular). A mesma foi fundada há 2 anos e está localizada no Rio de Janeiro.
...