TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DEA

Por:   •  1/3/2017  •  Artigo  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 17

A APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS – DEA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DOMICILIÁRIA - CDD DE UMA REGIONAL DOS CORREIOS

Charlton Mendonça de Lima

Correios / UFPE

Universidade federal de Pernambuco

Centro de Tecnologia e Geociências

Bloco Administrativo - 5º andar

Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n

Cidade Universitária , Recife - PE

CEP: 50.740-530

charlton@correios.com.br 

Adiel Teixeira de Almeida

Universidade federal de Pernambuco

Centro de Tecnologia e Geociências

Bloco Administrativo - 5º andar

Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n

Cidade Universitária , Recife - PE

CEP: 50.740-530

aalmeida@ufpe.br

Resumo

Este trabalho apresenta uma aplicação da técnica de Análise de Envoltória de Dados para a avaliação de desempenho de unidades de distribuição. Estas unidades são os Centros de Distribuição Domiciliária de uma Diretoria Regional (DR), de âmbito estadual, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A DR em estudo é uma das 26 diretorias que compõem a administração da empresa que foi estudada individualmente para evitar que as características de determinada regional não influenciasse na análise.

Palavras-Chaves:        DEA; Avaliação de Desempenho; Eficiência de Unidades de Distribuição.

Abstract

This work presents an application of Data Envelopment Analysis technique for distribution units’ performance evaluation. These units are the Domicile Distribution Centers of a Regional Administration of the Brazilian Company of Postal Service. One of the 26 Regional Administrations was chosen to be analyzed individually to avoid that particular characteristics changes the results.

Keywords:        DEA; Performance Evaluation; Distribution Units Efficiency.

  1. INTRODUÇÃO

No ambiente competitivo o novo arranjo mercadológico reserva espaço apenas para organizações eficientes, pois, em face da escassez de recursos e do avanço tecnológico, as empresas estão produzindo mais e melhor, com menos insumos e menos perdas ao longo da cadeia produtiva.

Segundo Takashina e Flores (1999), estão surgindo, em função dessa evolução das condições de competitividade, novos modelos de gestão, o que nos leva a deduzir que esse novo modelo está focado na medição constante do desempenho, com vistas à maximização da eficiência.

Neste sentido, a que se considerar que não é prudente se manter a análise de desempenho apenas sob uma metodologia e/ou modelo de análise, faz-se necessário à inclusão de novas propostas de modelagem de dados para solidificar a análise e, consequentemente, a tomada de decisão, e ainda existindo a possibilidade de se adotar novos modelos como validadores dos modelos até então adotados pela organização. É neste viés que eclode nosso trabalho, desejando apresentar, num estudo de caso, uma outra metodologia para se abordar a análise da eficiência das unidades de distribuição de encomendas da Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

  1. A ORGANIZAÇÃO

A organização que servirá de escopo para nosso estudo, conforme descrito acima, é uma Diretoria Regional (DR) de âmbito estadual, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A DR em estudo é uma das 26 diretorias que compõem a administração da empresa, e seu objetivo primordial é o cumprimento, em nível regional, das diretrizes e objetivos estratégicos da ECT.

Em sua estrutura a DR/PE dispõe de unidades operacionais denominadas Centros de Distribuição Domiciliária (CDD), que são responsáveis pelo tratamento (identificação e separação por destinatário) e distribuição de todos os objetos (cartas, telegramas, encomendas simples e SEDEX) oriundos de outras Regionais e os captados no próprio Estado. Atualmente a DR em estudo conta, em sua estrutura operacional, com 20 CDDs contemplando a distribuição domiciliária em todo o Estado. Destes 18 estão localizados na região metropolitana da capital.

  1. O PROBLEMA: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS CDD

A distribuição dos objetos é a última etapa da cadeia produtiva na prestação de serviços de correios. Dessa forma, se não houver um controle contínuo desse processo, a ocorrência de qualquer falha na distribuição, mesmo que todas as atividades predecessoras tenham sido executadas com um alto grau de eficácia e eficiência, será prontamente percebida pelos clientes, que, imediatamente, avaliarão toda a cadeia produtiva como ineficiente. Assim, a responsabilidade dessa etapa do processo é dos CDDs, consequentemente, a DR em estudo avalia constantemente o desempenho das suas unidades através do acompanhamento de indicadores operacionais específicos, com vistas a garantia da eficiência do processo.

Entretanto, considerando que os recursos (veículos, carteiros, uniformes, móveis e equipamentos operacionais) necessários para a execução das atividades são distribuídos de acordo com as características de cada unidade e, neste aspecto, o senso de equidade prevalece no momento de alocação de recursos, ou seja, cada CDD recebe os recursos de acordo com o volume de carga a ser tratado e distribuído, surgem alguns questionamentos com relação a como considerar esses recursos, e sua utilização, no momento da avaliação de desempenho? Como avaliar o grau de eficiência através da relação input/output? Como estabelecer um ranking de eficiência, na utilização dos recursos, para as unidades com o mesmo resultado na distribuição dos objetos? E como identificar quais unidades maximizam a eficiência dos recursos?

Assim, este trabalho se predispõe a avaliar a eficiência dos CDDs, permitindo ainda a visualização dos fatores críticos do inter-relacionamento entre os inputs e os outputs do processo, utilizando o método não paramétrico denominado Data Envelopment Analysis (DEA) – Análise Envoltória de Dados, o qual permite a avaliação de unidades que realizam as mesmas atividades e se diferenciam pelas quantidades dos insumos utilizados e, consequentemente, nos produtos obtidos, que são justamente as características dos CDDs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (367.9 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com