APS UNIP
Pesquisas Acadêmicas: APS UNIP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SauloSG • 28/9/2013 • 620 Palavras (3 Páginas) • 1.097 Visualizações
OBJETIVO DO TRABALHO
ORDENAÇÃO é o ato de se colocar os elementos de uma sequência de informações, ou dados, em uma relação de ordem predefinida. O termo técnico em inglês para ordenação é sorting, cuja tradução literal é "classificação".
Dado uma seqüencia de n dados:
O problema de ordenação é uma permutação dessa seqüencia:
tal que:
Para alguma relação de ordem.
Algumas ordens são facilmente definidas. Por exemplo, a ordem numérica, ou a ordem alfabética—crescentes ou decrescentes. Contudo, existem ordens, especialmente de dados compostos, que podem ser não triviais de se estabelecer.
Um algoritmo que ordena uma conjunto, geralmente representada num vetor, é chamado de algoritmo de ordenação. ALGORITMO DE ORDENAÇÃO em ciência da computação é um algoritmo que coloca os elementos de uma dada sequência em uma certa ordem - em outras palavras, efetua sua ordenação completa ou parcial. As ordens mais usadas são a numérica e a lexicográfica.Existem várias razões para se ordenar uma sequência. Uma delas é a possibilidade se acessar seus dados de modo mais eficiente.
Vamos apresentar nesse artigo alguns tipos de algoritimos de ordenação: INSERTION SORT, SELECTION SORT, QUICK SORT, BUBBLE SORT E MERGE SORT. É feito uma descrição do seu funcionamento, fazendo uma referência a suas vantagens e desvantagens do seu uso.
INDRODUÇÃO
INSERTION SORT:
O método de ordenação por inserção é o mais rápido entre os métodos básicos(método das bolhas, método de selecção directa e método de ordenação por inserção).
Um exemplo deste tipo de ordenação, ocorre todos os dias, por exemplo enquanto
se joga cartas. Para ordenar as cartas da mão, va -se retirando uma carta de cada
vez, junta-se as outras e então insere -se a carta extraída no lugar correcto. Este
processo é repetido até todas as cartas se encontrem na ordem correcta.
A principal característica deste método consiste em ordenar um conjunto de
elementos, utilizando um subconjunto ordenado localizado em seu inicio, e em cada
iteração, acrescentamos a este subconjunto mais um elemento, até que atingimos o
último elemento do conjunto assim com que ele se torne ordenado.
SELECTION SORT:
Neste processo de ordenação, pretende-se utilizado o método mais simples possível, na qual percorre-se o conjunto de elementos a ordenar e procura-se o maior/menor elemento do conjunto. Estando este elemento já ordenado, procura-se o segundo maior/menor elemento, e assim por diante até obter-se todos os elementos ordenados.
...