Aps UNIP 2013 - Canhão De Batatas
Ensaios: Aps UNIP 2013 - Canhão De Batatas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucregente • 6/12/2013 • 1.199 Palavras (5 Páginas) • 1.303 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)
CANHÃO DE BATATAS
Nomes: Lucas Iwamoto de Oliveira
Victor Augusto Izidoro Vieira
Marco Antônio da Costa Serôdio Novo
Mario Augusto Silva Nespoli
Ederson Wesley Martins dos Santos
Thais Fernanda Moreira
Francyelle C. Campos Haga
Jonathan Caíque Alves
ASSIS 2013
EQUIPE 2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)
CANHÃO DE BATATAS
Trabalho de conclusão semestral apresentado
À Universidade Paulista.
ASSIS 2013
EQUIPE 2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)
CANHÃO DE BATATAS
Trabalho de conclusão semestral apresentado
À Universidade Paulista.
APROVADO EM _/_/_
BANCA EXAMINADORA
PROFESSORA Adriana Henschel Bertolino Rodrigues
RESUMO
Um canhão de batatas que dispara uma batata a uma velocidade de aproximadamente 200 km/h é certamente algo atrativo. Porém, não somente quanto ao aspecto lúdico, mas também do ponto de vista didático. Neste artigo descrevemos a sua construção e os diferentes métodos, alguns originais, utilizados na determinação da velocidade do projétil. Mais da metade dos tópicos do estudo de mecânica visto no segundo grau são abordados nos métodos e experiências propostas.
Palavras Chaves: Canhão de Batatas; ABNT; Lúdico.
ABSTRACT
A potato cannon that shoots a potato at a speed of approximately 200 km / h is certainly something attractive. However, not only as the playful aspect, but also from the didactic point of view. In this article, we describe the construction and the different methods, some documents, used in determining the speed of the projectile. More than half of the topics in the study of mechanics seen in high school are addressed in the proposed methods and experiences.
Key Words: Cannon Potatoes; ABNT; Playful.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO…………………………………………………………………. 7
DESENVOLVIMENTO................................................................................7
Tipos de canhão..........................................................................................7
Teoria Cinética dos Gases..........................................................................9
CONCLUSÃO……………………………………………………………………10
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………10
INTRODUÇÃO
Com o intuito de criar uma atividade de laboratório de física que fosse ao mesmo tempo atrativo e de baixo custo, construímos um canhão de batatas. Os planos para sua construção encontram-se no desenvolvimento deste artigo e o custo de montagem é pequeno. É claro que ao primeiro tiro conquistamos a atenção de alguns alunos, mas ao longo prazo de todo grupo. O desafio foi aceito com entusiasmo, e com muita seriedade.
DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE CANHÃO
Todas as pistolas de batatas podem propelir projéteis usando gás pressurizado na mesma maneira como uma arma (embora com uma pressão muito baixa). Há quatro formas básicas de que as armas de batatas pode fazer isso:
• Pela combustão da mistura ar-combustível gasosos, e sua pressão é limitada, principalmente, pela densidade de energia da mistura ar-combustível (menos seguro de todos os combustíveis).
• Pela liberação de gás comprimido (ar normalmente) através de uma válvula, um lançador como é normalmente referido como um lançador pneumático, e seu poder é limitado principalmente pela pressão do suprimento de ar, seja a partir de um compressor, bomba manual ou gás engarrafado. ( utilizaremos este )
• Pela explosão de uma bomba de gelo seco colocada no tubo antes de o projétil, geralmente referida como um canhão de gelo seco, estes são limitados em poder do material e tamanho do gelo seco, mas as pressões de disparo pode ser maiores que nos casos anteriores.
• Pela combustão da mistura ar-combustível pré-pressurizado, o que é chamado de lançador híbrido, e os rendimentos são as maiores pressões do que a de uma combustão normal do canhão de batatas, limitado apenas pela construção do lançador (geralmente um algumas centenas de libras-força por polegada quadrada, uma
...