AS FORÇAS ATUANTES EM UM ELEVADOR FISICA II
Por: juvenaljoaquim • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 601 Visualizações
[pic 1]
ANHAGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHAGUERA DE SANTA BARBARA d’OESTE
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 3° SEMESTRE
FORÇAS ATUANTES EM UM ELEVADOR
FISICA II
SANTA BÁRBARA D’OESTE 03/2015
Introdução
Elevadores são maquinas instalados em pequenos e grandes prédios que nos trazem conforto e comodidade, neste trabalho conheceremos um pouco sobre o funcionamento de elevadores residências e as forças que atuam sobre ele.
Funcionamento de um elevador para transporte de pessoas
Um elevador é um mecanismo de elevação ou descida, fechado, para transporte de pessoa e carga no sentido vertical. Sua estrutura contém os mecanismos de operação como máquina, motor, cabina, cabos de aço, acessórios e etc.
Basicamente o elevador é uma maquina inteligente que nos proporciona conforto, pois basta você entrar nele apertar o andar desejado e com segurança e rapidez ele te leva a todos os andares de um edifício.
O funcionamento de um elevador requer muito tecnologia, não somente para o conforto dos passageiros, como também para sua segurança, pois existem sistemas que atuam nas mais variadas situações de risco, como por exemplo, em uma falha nos cabos de tração (cabos de aço que fazem a sustentação do elevador), existe um sistema de freio que não permite que o elevador se arrebente no chão. Também existe um sistema de contrapeso que ajuda o motor de tração na subida e na descida, balanceando e aliviando o peso total da cabina de transporte.
Existem vários tipos de elevadores quanto ao seu sistema de comando, há elevadores elétricos, hidráulicos e ate a vácuo, e com o avanço da tecnologia cada vez mais os elevadores vão ficando mais silenciosos e suaves nas paradas e saídas do repouso. Nos elevadores mais antigos é normal sentir uma aceleração rápida na subida e uma parada bem rápida, por causa dos sistemas de comando que não tinham os métodos de suavizar seus movimentos, já os mais modernos contam com inversores de frequência que suavizam as partidas e paradas dos motores elétricos proporcionando conforto tanto na subida quanto na descida.
Representação das forças que atuam no elevador
Um elevador possui a sua própria massa mais a massa dos passageiros que nele embarcam, e esta sujeito a uma força P que é a soma de sua massa mais a massa dos passageiros, também esta sujeito a uma tração T exercida pelo cabo que o sustenta e também que o interliga ao contrapeso, contrapeso esse que auxilia o motor nos momentos de elevação e descida, aliviando o peso total do elevador. Segue abaixo uma representação gráfica das forças exercidas sobre um elevador.
Representação gráfica:
[pic 2]
T [pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
subida N[pic 9][pic 8]
Cont. [pic 10][pic 11]
Peso[pic 12]
descida T N[pic 14][pic 15][pic 13]
P
descida[pic 17][pic 16]
Elevador[pic 18][pic 19]
subida[pic 21][pic 20]
P
...