AS SOLUÇÕES GEOTÉCNICAS ADOTADAS PARA O REFORÇO
Por: adenilson oliveira • 17/12/2017 • Trabalho acadêmico • 6.319 Palavras (26 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA DE RIBEIRÃO PRETO
CAMPOS –VARGAS
Aluno: ADENILSON DE OLIVEIRA RA:B8591D-7 / EC0P18
Professor: Leandro Aguiar Liberatori
SOLUÇÕES GEOTÉCNICAS ADOTADAS PARA O REFORÇO
DE ATERROS SOBRE SOLOS MOLES: REVISÃO DA LITERATURA
RIBEIRÃO PRETO 2017
Adenilson de Oliveira
Soluções geotécnicas adotadas para o reforço de aterros sobre solos moles: revisão da literatura
Trabalho da Matéria na modalidade Artigo Científico, submetido ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Paulista de Ribeirão Preto.
Ribeirão Preto - SP
2017
Universidade Paulista de Ribeirão Preto do - UNIP
Oliveira, Adenilson de. Soluções geotécnicas adotadas para o reforço de aterros sobre solos moles: revisão da literatura / Adenilson de Oliveira. - 2017. 20 f.: il.
Trabalho - Universidade Paulista de Ribeirão Preto. Curso de Graduação em Engenharia Civil. Ribeirão-SP, 2017.
1. Aterro. 2. Reforço. 3. Solo mole. 4. Revisão. I. França, Fagner Alexandre Nunes de. II. Título.
CDU 626.21 |
Adenilson de Oliveira
Soluções geotécnicas adotadas para o reforço de aterros sobre solos moles: revisão da literatura
Trabalho de curso na modalidade Artigo Científico, submetido ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista de Ribeirão Preto- SP.
Ribeirão Preto
2017
RESUMO
Construir sobre solos moles tem sido uma prática cada vez mais comum, visto que o aumento populacional em todo o mundo impõe a necessidade de melhorar a infraestrutura dos países, adequando e garantindo espaços para acompanhar esse crescimento. Existem inúmeros estudos relacionados ao reforço desse tipo de solo, buscando descobrir novas tecnologias e aprimorar as técnicas existentes, isso ajuda o engenheiro a fazer uma melhor análise de qual solução é mais adequada para determinada situação. Este artigo se trata de uma revisão das soluções geotécnicas que são empregadas para mitigar os problemas de recalque e ruptura que acometem os solos moles, quando submetidos a cargas excessivas, relatando condições de aplicação, desempenho e benefícios ou problemas executivos. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES/MEC, do governo brasileiro, para o período de 2012 a 2017 e os resultados mostram que alguns métodos podem ser aplicados em conjunto e que os drenos verticais pré-fabricados (PVDs) é a técnica mais adotada, seguida dos geossintéticos. Além disso, também concluiu-se que a Ásia foi o continente com maior número de estudos de construções sobre solos moles e as rodovias são a principal finalidade desse tipo de obra.
Palavras-chave: Solo mole, reforço, aterro, revisão.
INTRODUÇÃO
Pinto (2006) afirma que o objetivo da classificação dos solos, sob o ponto de vista de engenharia, é poder estimar seu provável comportamento ou, pelo menos, orientar o programa de investigação necessário para permitir a adequada análise de um problema. Os solos moles apresentam baixa capacidade de carga, baixa permeabilidade e alta compressibilidade. Quando solicitados por aterros, demonstram problemas de recalque e instabilidade.
...