AS TEORIAS EVOLUCIONISTAS X TEORIAS CRIACIONISTAS
Por: João Victor Oliveira Batista • 21/11/2020 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UEVA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR CARLOS JOSE DE MESQUITA
JOAO VICTOR OLIVEIRA BATISTA
TEORIAS EVOLUCIONISTAS X TEORIAS CRIACIONISTAS
Sobral - CE
2020
TEORIAS EVOLUCIONISTAS
Até o período do século VIII, ainda perdurava-se a ideia dos fixismo, onde acreditava-se que o ser foi criado, mas com o passar do tempo não houve evolução da espécie, com isso apresentava sempre as mesmas características. Do final do século VIII para o início do século XIX, começou a se falar de outra ideia, que confrontava o pensamento anterior, devido tratar-se de que ocorrem mudanças nos organismos com o passar dos anos. A partir disso, foram elaboradas teorias criacionistas, que diferenciavam-se pela a forma na qual houveram tais mudanças. As principais teorias foram: o Lamarckismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.
- Lamarckismo
Uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta por Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829). Para explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
A primeira lei é conceituada a partir do uso de determinado membro do corpo do ser, caso ele use constantemente essa parte, esta irá desenvolver-se, já o membro em que há pouca utilidade é atrofiada, e com o passar do tempo não é mais encontrada na espécie. Já a segunda lei é denominada a partir da primeira, pois quando determinada característica é adquirida por um ser, ela pode ser passada de geração para geração.
Mas estas leis com o passar do tempo ficaram incoerentes. A lei do uso e desuso não foi mais aceita, pois todas nossas características já estão elencadas de acordo com nossos genes. E a lei dos caracteres adquiridos, não foi mais aceita, por que mudanças fenotípicas não interferem na codificação dos genes, por isso não pode ser hereditária.
- Darwinismo
O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas propostas por Charles Darwin (1809-1882). Segundo este autor, as espécies descendem de ancestrais comuns, que com o passar do tempo evoluem, isto ocorre devido a seleção natural, uma denominação de Darwin, na qual diz que somente as espécies mais fortes e que possuem a capacidade de adaptar-se ao meio, são capazes de sobreviver, podendo assim reproduzir e passar as características vantajosas aos seus descendentes. Apesar de Darwin acertar na seleção natural, ele não soube explicar da onde vinha tal característica vantajosa nem como era passada para as outras gerações.
- Neodarwinismo
O Neodarwinismo foi uma teoria que obteve contribuição de vários autores, no qual tomaram como base a teoria da seleção natural de Darwin. Eles buscaram explicar exatamente o que Darwin não conseguiu explicar. Como na época não havia nenhum autor que tinha descoberta a genética, os neodarwinistas estavam atrás disso, sem ao menos saber de sua existência. E como produto disso, eles incorporaram à ideia de Darwin a noção de mutação e recombinação genética.
TEORIAS CRIACIONISTAS.
Assim como as teorias evolucionistas, o criacionismo busca explicar a origem da vida e a evolução do homem. O criacionismo se baseia na fé da criação divina, como narrado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis na qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Lembrando que diversas culturas possuem sua versão própria do criacionismo, como é o caso da mitologia grega, da mitologia chinesa, cristianismo entre outras.
...