ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: mateusvoltolim • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
APS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ALUNOS
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividades Práticas Supervisionadas, trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplinado 4º semestre, do curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista, Sob orientação do professor Adriano Aragão no 4º semestre de 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO4
2. OBJETIVO5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA6
3.1 HIDRÁULICA6
3.1.1 HIDROCINÉTICA..............................................................................6
3.1.2 HIDROSTÁTICA................................................................................6
3.2PRINCÍPIO DE PASCAL.................................................................................7
3.3 ELETROÍMÃ...................................................................................................8
4. PROJETO10
4.1 MATERIAIS UTILIZADOS.............................................................................10
4.2 DIMENSÕES DO GUINDASTE10
4.3 ETAPAS DA CONSTRUÇÃO - IMAGENS10
5. CONCLUSÃO13
6. BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................14
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a construção do Guindaste Hidráulico com seringas e Eletroímã. O desenvolvimento do trabalho foi fundamentado na teoria e análise de situações de aplicação dos conceitos estudados em sala de aula, da pesquisa de modelos, vídeos e relatórios do modelo do Guindaste Hidráulico proposto pela disciplina de Atividade Prática Supervisionada.
Aplicamos todo o conhecimento adquirido na teoria, na prática para a construção do Guindaste Hidráulico, que demonstra o comprometimento da Instituição Educacional em incentivar o aluno a utilizar o seu conhecimento adquirido no curso em aplicações reais.
Neste projeto de pesquisa e construção, falaremos sobre o modo que fizemos o guindaste, descrevendo os materiais e como foram usados. Falaremos também sobre qual é o objetivo do projeto.
2. OBJETIVOS
Desenvolver, projetar e construir um guindaste hidráulico com seringas seguindo as normas exigidas pela Universidade Paulista. Devendo-se cumprir os requisitos estabelecidos pela UNIP, sendo estes: transportar um sólido de massa padrão de 0,04 Kg, para posições pré-estabelecidas, utilizando um eletroímã para suspender esse sólido.
O desenvolvimento deste projeto nos permite uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso de Engenharia.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Hidráulica
É parte da Mecânica dos Fluidos, área da Física que estuda o comportamento e líquidos e gases em movimento e em repouso. Ciência conhecida há muito tempo, poisna Bíblia há citações do uso do ar na fabricação e depuração do ouro. A Mecânica dosFluidos e particularmente a Hidráulica sofreram grandes avanços na segunda metadedo século passado devido à necessidade de incremento de produção industrial em todo o mundo, especialmente após a 2ª Guerra Mundial.
A Hidráulica, que deriva do grego “hydro” = água, unida a “aulos” = tubos é, portanto, a ciência que se dedica ao estudo do comportamento dos líquidos em movimento e em repouso.
Referindo–se à Hidráulica no campo das máquinas industriais e aplicações móveis (veículos que possuem equipamentos hidráulicos incorporados tais como máquinas agrícolas, tratores, aeronaves, etc.), devemosentender esse campo como sendo o conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade).
A Hidráulica divide–se em dois segmentos básicos:
3.1.1 Hidrocinética: Estuda o comportamento de fluidos em alta velocidade (energia cinética) e seu aproveitamento, convertendo a energia hidráulica em mecânica. Nessa área, um exemplo elucidativo é a turbina que movimenta um gerador em uma usina hidroelétrica. Como o próprio nome diz (hidro + elétrica), a energia da água em movimento será convertida em energia mecânica, e está em energia elétrica.
3.1.2 Hidrostática: Estuda o comportamento dos líquidos em repouso e/ou em baixa velocidade e seu aproveitamento. Essa área é o principal foco do nosso estudo, pois é através de sistemas hidrostáticos que obtemos significativos ganhos de força e precisão de movimentos, duas variáveis que só a Hidráulica é capaz de unir e que são fundamentais para as exigências atuais em projetos de automação industrial e aplicações veiculares.
Nos dois campos são válidas as mesmas leis quanto ao aproveitamento da energia, perdas, resistência ao escoamento e alterações de pressão e vazão quando da mudança da secção de passagem do fluido.
Por que obtemos elevadas forças utilizando equipamentos hidráulicos? Porque a hidráulica trabalha com amplificação de forças através da ampliação de áreas de atuação do fluido.O princípio é simples, observe o esquema da figura 1.
[pic 2]
Se exercermos uma força de 100 kgf na área 1 que é de 100 cm2, obteremos assim uma pressão de 1kgf/ cm2. Pois: [pic 3]
Esta pressão então é transmitida através do líquido pelo duto até a área 2, que é de 200 cm2, ou seja, o dobro da área 1. Como consequência, a força de saída também será o dobro da força de entrada. Dobramos a força, apenas dobrando a área de atuação do fluido. Dessa maneira, utilizando-se de elevadas pressões, os equipamentos hidráulicos possibilitam o exercício de grandes forças nos mais diversos campos de aplicação da automação.
Aliada a essa característica, outra importante vantagem dos sistemas hidráulicos é a precisão de movimentos obtida devido às características peculiares dos líquidos. Eles são praticamente incompressíveis. Isto possibilita a execução de movimentos lentos e rápidos com extrema precisão. Esta característica não se faz presente quando o fluido é um gás (ar comprimido, por exemplo), pois uma das peculiaridades principais dos gases é a compressibilidade.
...