ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: K2345 • 7/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.860 Palavras (12 Páginas) • 217 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“Ponte de Macarrão”
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“Ponte de Macarrão”
Trabalho apresentado à UNIP – Campus Jundiaí vinculado às Atividades Práticas Supervisionadas, como parte dos requisitos para avaliação semestral, no Curso de Engenharia Básica.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“Ponte de Macarrão”
Trabalho apresentado à UNIP – Campus Jundiaí vinculado às Atividades Práticas Supervisionadas, como parte dos requisitos para avaliação semestral, no Curso de Engenharia Básica.
Aprovado em: ____/____/____
Professor: _____________________________________
RESUMO
O trabalho proposto tem como predominante proposta promover a pesquisa, planejamento e desenvolvimento de um protótipo de ponte construída com macarrão espaguete e cola. Este trabalho apresenta o passo a passo da construção da ponte através de ilustrações (fotos), além de descrever os materiais utilizados, expor o esboço do projeto, os cálculos, conclusões finais e referenciais bibliográficas utilizadas.
Palavras-chave: Ponte. Macarrão. Construção. Projeto.
ABSTRACT
The proposed work is predominant proposal to promote research, planning and development of a prototype bridge built with spaghetti noodles and glue. This work presents the step by step construction of the bridge through illustrations (photos), and describe the materials used, exposing the outline of the design, calculations, conclusions and bibliographic references used.
Key-words: Bridge. Spaghetti. Construction. Project.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................ 06
1. OBJETIVOS.............................................................................................. 07
2. PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO........... 08
2.1. Materiais Utilizados ........................................................................ 08
2.2. Passo a Passo da Construção (Fotos) ........................................... 08
2.3. Esboço do Projeto .......................................................................... 15
2.4. Cálculos Utilizados ......................................................................... 16
2.5. Planilha de Forças ......................................................................... 20
3. CONCLUSÕES ........................................................................................ 21
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................... 22
INTRODUÇÃO
O conceito de ponte de acordo com o Dicionário Online de Português pode ser descrito como “tudo que serve de ligação ou comunicação”, uma ponte tem ao longo de toda a história da humanidade exercido esse papel de encurtar distâncias, ligar locais, quebrar barreiras de modo a favorecer o desenvolvimento e expansão territorial do homem sobre a face da terra, sendo, sem sombra de dúvidas, uma das maiores e mais fantásticas criações da história da humanidade.
As primeiras surgiram de forma natural, com a queda de troncos de árvores sobre os rios, processo que passou a ser imitado pelo homem que começou a fabricar pontes feitas com os mesmos troncos de árvores e eventualmente de pedras, usando suportes bem simples. Com o surgimento da Idade do Bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas mais duradouras.
Como estruturas tão simples e que apareceram ao acaso se tornaram tão importantes para o progresso humanitário e como estudantes, professores e profissionais encaram cientificamente tais estruturas? De modo simplório a responder essas e outras perguntas e também estimular o estudo de tais ciências, foi instituído em 1983 o primeiro Concurso de Ponte World Open Heavyweight, realizada no Okanagan College no Canadá, segundo dados da própria instituição de ensino.
O concurso de pontes de macarrão consiste na elaboração de um projeto e na construção de um protótipo utilizando somente macarrão do tipo espaguete e cola com o objetivo de suportar a maior quantidade de carga. Devido a sua didática e interdisciplinaridade, tal competição acabou abrangendo vários adeptos no mundo acadêmico, fazendo parte da matriz curricular de muitas instituições de ensino nos cursos das áreas de ciências e tecnologia.
Esse trabalho trata da construção de uma ponte de macarrão, baseando-se nos conhecimentos adquiridos na disciplina de tópicos de física geral e experimental do 1º Semestre de Engenharia Ciclo Básico e utilizando as técnicas aprendidas na disciplina de Desenho Técnico, 2º Semestre Engenharia Ciclo Básico.
1. OBJETIVOS
Como consta no edital disponibilizado pela Universidade Paulista, esse trabalho tem como objetivo o planejamento, construção e teste de carga de uma ponte construída de macarrão tipo espaguete número 7 e cola de secagem rápida. As dimensões
...