ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Voltímetro Analógico +150mV
Por: Henrique Camara • 29/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.122 Palavras (13 Páginas) • 201 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
EVERTON AGUIAR BARRALDI
GABRIEL DE PAULA DOS SANTOS
HENRIQUE DE SOUZA CAMARA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Voltímetro Analógico +150mV
São Paulo
2017
[pic 2]
EVERTON AGUIAR BARRALDI
GABRIEL DE PAULA DOS SANTOS
HENRIQUE DE SOUZA CAMARA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Voltímetro Analógico +150mV
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Elétrica da UNIP como recurso avaliativo da disciplina APS.
Orientador: Dr. Marcel Stefan Wagner
São Paulo
2017
RESUMO[pic 3]
Esse documento traz consigo informações sobre o desenvolvimento da Atividade Pratica Supervisionada de um Voltímetro Analógico que meça tensão de +150mV executada pelos alunos do sexto semestre de Engenharia Elétrica (Eletrônica).
Aqui estão descritos os processos de elaboração e construção de um protótipo que tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos em áreas que serão uteis ao decorrer da vida acadêmica e no mercado de trabalho.
O trabalho escrito aqui presente traz a você a possibilidade de ter conhecimento acerca dos passo-a-passos de construção, os materiais utilizados, custos financeiros, primeiros esboços e tudo aquilo que se diz respeito à parte prática do trabalho, bem como toda a base de teoria que nos permitiu chegar aos objetivos esperados e desenvolver um projeto de sucesso.
ABSTRACT[pic 4]
This document brings with it information about the development of the Supervised Practical Activity of an Analog Voltmeter measuring voltage of 150mV carried out by the students of the sixth semester of Electrical Engineering (Electronics). Here are the processes of elaboration and construction of a prototype that aims to broaden the knowledge of students in areas that are available worldwide and in the job market. The written work here gives you a chance to learn about the construction step-by-step, the materials used, the financial costs, the new sketches and everything that is said to be the practical part of the work, as well as a whole base of theory that we want the meeting of the expected objectives and development of a successful project.
SUMÁRIO[pic 5]
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVO 6
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8
3.1 Intrumento de Medição Analógico 8
3.2 Galvanômetro 8
3.3 Voltímetro Analógico 10
4. METODOLOGIA 11
4.1 Cálculos do Circuito 11
4.2 Sensibilidade do Equipamento 12
4.3 Proteção do Circuito 13
5. MATERIAIS UTILIZADOS 14
6. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO VOLTÍMETRO 15
6.1 Definição da Escala do Voltímetro 15
6.2 Testes do Circuito em Protoboard 16
6.3 Montagem Final 17
7. RESULTADOS E TESTES FINAIS 19
8. CUSTOS DO PROJETO 20
9. ALTERAÇÕES DO PROJETO ANTERIOR 21
10.CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
ANEXOS 24
- INTRODUÇÃO
Para realização de qualquer tipo de serviço elétrico a uma grande necessidade de ter um equipamento de medição, seja para descobrir correntes, tensões, resistência, teste de diodos e continuidade, teste de transistores entre outras medições, pois para realizar manutenções ou descobrir um problema em um circuito precisamos saber o que está ocorrendo nele, e para isso se utiliza um instrumento de medição. A proposta desde trabalho é mostrar como realizar a construção de voltímetro analógico com fundo de escala +150mV, e mostrar as funcionalidade do principal componente para sua operação, que é o Galvanômetro.
O primeiro Galvanômetro foi criado em 1820 por um Físico dinamarquês chamado Öersted, que também foi conhecido como “Galvanômetro de Tangente” , pois eram utilizados cálculos de tangente para suas medições. Em 1882 foi criado o Galvanômetro que conhecemos hoje, por um Biofísico francês chamado Jacques Arsène onde o ângulo de deflexão do ponteiro é proporcional à sua corrente, e hoje nós estamos utilizando da mesma tecnologia para realizar esse protótipo.
Esse projeto é suma importância para que possamos ter um conhecimento a fundo do funcionamento interno de um medidor de tensão, e não somente isso, saber fazer montagens de circuitos, ter comprometimento e trabalho em equipe e para que no futuro possamos ser bons engenheiros eletricistas.
...