ATPS DIREITO EMPRESARIAL
Artigo: ATPS DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiores • 24/3/2014 • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 312 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1 – Estudo do conteúdo dos capítulos 7, 8 e 9 do PLT
De uma forma geral, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.
Poderíamos também definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos.
Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe.
Planejamento também se define como controle da elaboração de um processo, através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos, ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados previamente, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.
Podemos dizer que foi através de muitos problemas enfrentados há muitos e muitos anos atrás, que empresas não conseguiram remediar tamanha falta de experiências e técnicas administrativas, e acabaram simplesmente se perdendo ou falindo. Para algumas empresas, a procura de mercado começou a cair e não podia ser reestimulada sequer pelas mais enérgicas promoções ou atividades de marketing. Para outras, á procura começou a cair em face dos produtos substitutos oferecidos por novas tecnologias. Outras ainda viram seus mercados tradicionais invadidos por vigorosos competidores externos. (Ansoff, 1973ª)
Por sua vez, o planejamento busca sistematizar o pensamento estratégico, formalizando processos e procedimentos para que a empresa saiba exatamente os caminhos a seguir.
Ansoff vê o planejamento estratégico como uma abordagem essencialmente cartesiana.
Uma estrutura mais amarrada e presa ao que foi definido pelo planejamento e documentado nos planos da empresa.
Entretanto, lembra a continuidade entre planejamento e ação, adaptando a frase do filósofo René Descartes, planejamento, logo, realizo, sinalizando como o ato de planejar orienta a ação subsequente.
Nas organizações podemos avaliar três tipos de planejamento, são eles:
-Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional;
O planejamento estratégico é realizado através do nível institucional da empresa, ou seja, são os dirigentes que se relacionam entre o negócio, o mercado e o contexto ambiental, abrangendo toda a organização. Este depende da analise de SWOT e tem como característica principal as projeções á longo prazo.
O planejamento tático é realizado nos níveis intermediários, ou seja, chefia. Estes precisam se reunir com outros chefes e/ou gerentes de outros departamentos para analisar todas as projeções, á médio prazo, se voltando novamente para o futuro de maneira objetiva e racional.
Este processo é permanente e realizado continuamente. O conceito inclui o tempo que terá que ser disponibilizado para por em pratica o processo de decisão, racionalizando e diminuindo as incertezas da tomada de decisão.
E o planejamento operacional tem como objetivo o “que fazer” e “como fazer”, referindo-se as tarefas e operações realizadas no dia a dia das empresas, operacionalmente falando. As projeções são de curto prazo por se tratar de rotina estabelecida.
Este planejamento acata os objetivos que foram decididos pelos planejamentos estratégicos e táticos e põe em pratica com a máxima eficiência e eficácia nas atividades operacionais. Quase sempre estão relacionados com métodos, orçamentos, programações e regras. E este também necessita de monitoramento para chegar nos resultados aferidos.
Diante desses tipos de planejamento, podemos chegar a conclusão de que um complementa o outro. São recíprocos e integrados; e seria impossível administra-los se não houvesse uma sinergia entre eles.
Passo 2
– Análise dos artigos indicados de Shinyashiki, Roberto e Santos, Paulo Barreto dos:
Através dos estudos feitos até o presente momento, podemos concluir que todo administrador que espera ter sucesso empresarial e profissional, tem que partir da ideia de que tudo, absolutamente tudo, só irá realmente funcionar e dar certo se ele planejar, se houver um planejamento criterioso e com a visão no futuro.
Nada será fácil se este profissional administrador ficar ali parado, só vivenciando o presente e esquecendo-se do futuro, pois as oportunidades ficam escondidas esperando que alguém as veja e abrace-as com a vontade real de fazer acontecer.
Antigamente as pessoas se acomodavam, porque a concorrência não era tão agressiva como é nos dias atuais. E isso fez com que o administrador aprendesse na marra a colocar pra fora tudo aquilo que ficava escondido ou invisível no seu íntimo. Seja o seu talento, seja o conhecimento ou alguma ideia “genial”.
O administrador deste novo século, já pensa e trabalha com as ideias do futuro. Ele tem em suas mãos ferramentas, informações e tecnologias que vão muito além da sua visão. E com isso maiores chances para o sucesso.
Passo 3
1- Dar início, em grupo ao relatório desta etapa, que devera responder a:
a) O que é Planejamento? (Definição)
R: Planejamento compreende a definições das metas de uma organização,
...