ATPS Gestão Empresarial
Ensaios: ATPS Gestão Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pam91 • 15/11/2014 • 2.637 Palavras (11 Páginas) • 306 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
B.O.N.I.T.A ( Empresa do ramo de beleza e cosméticos)
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
São Bernardo do Campo- SP
2014
Introdução
Planejamento estratégico é o ato de pensar e fazer planos de maneira estratégica para alcançar os objetivos da empresa. Planejar significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um individuo ou empresa. Para se ter um bom planejamento é importante fazer uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Analisar as influências internas e externas e a partir daí traçar estratégias que possibilitem o resultado esperado.
O objetivo dessa atividade é desenvolver um planejamento estratégico para a empresa B.O.N.I.T.A através de uma análise ambiental que demonstre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O planejamento estratégico precisa propor estratégias que resgate a empresa, aumente sua produtividade e a recoloque no mercado tornando-a mais competitiva.
Esta atividade é importante porque mostra como é feito um alinhamento organizacional, como fazer análise de variáveis endógenas e exógenas das empresas e como valorizar sua missão, visão e valores. A partir dessa análise é possível criar um planejamento estratégico que melhore a empresa B.O.N.I.T.A. Observa-se também a importância do Gestor neste processo de melhoria, pois é necessário ter um gestor com conhecimentos, habilidades ,atitudes que possam contribuir para que o planejamento estratégico seja colocado em prática de acordo com as expectativas da empresa. Nota-se também que além do planejamento estratégico atender as necessidades da empresa, precisa cumprir com sua responsabilidade sócio ambiental, principalmente no desenvolvimento dos seus produtos e no seu posicionamento no mercado obedecendo todos os critérios e preservação do meio ambiente.
A importância das habilidades de um Gestor de Sucesso
O Gestor de sucesso precisa ter habilidades como planejamento estratégico, prever, conseguir visualizar o futuro e desta forma desenvolver estratégias para resolução de problemas. É necessário ser organizado, saber utilizar os recursos que a empresa possui com racionalidade e eficácia. Ter comando da equipe, delegar funções, dividir tarefas, dirigir, orientar todos os subordinados e prepará-los para lidarem com qualquer situação adversa que ocorra na empresa. Coordenar a equipe e manter uma boa relação interpessoal com todos os funcionários, observar o desenvolvimento do coletivo, analisar os resultados, dar feedback e mostrar onde precisa melhorar para alcançar os objetivos. Manter o controle da equipe, fazer com que as normas e ordens sejam cumpridas, analisar os comportamentos e verificar de que forma eles impactam na empresa e seus resultados.
Além das habilidades acima citadas, o gestor de sucesso é aquele que consegue analisar qualquer situação e através desta análise consegue aprender e criar estratégias que ajudem no crescimento e desenvolvimento dele, da equipe e da empresa. O bom gestor atende as expectativas da empresa, seus objetivos, mas também valoriza o seu subordinado (funcionário), entende que quanto maior a valorização do funcionário, maior será sua produtividade. Ressaltamos que a valorização do funcionário se refere primeiramente no respeito ao ser humano, a capacitação (investimento em treinamentos, cursos), salário condizente com a função, progressão de carreira com crescimento profissional, pois, funcionário que trabalha satisfeito, gera melhor resultado.
As organizações buscam gestores dinâmicos, flexíveis, atualizados, criativos e claro, competentes, que conseguem lidar com situações adversas e criam soluções rápidas e eficientes.
A empresa é uma organização envolvendo pessoas e bens, de maneira geral, com o objetivo de lucro, crescimento, multiplicação, sempre buscando a sustentabilidade.
As empresas atualmente são consideradas sistemas abertos porque são flexíveis ao ponto de pesquisar, analisar todos os fatores internos e externos que impactam nas empresas como fatores econômicos e financeiros (ex: aumento e queda do dólar), fatores climáticos (ex: clima frio ou quente).
Toda empresa possui sua missão, visão e valores. O conjunto formado pela missão, visão e valores representa a identidade organizacional, seu propósito para os clientes e stakeholders. Para se tornar um empresário é necessário preencher alguns requisitos conforme dispõe no Código Civil, artigos 966 a 971: considera-se empresário quem exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens e de serviços. Além do cumprimento dos requisitos, é importante cumprir com a Missão, Visão e Valores necessários para uma empresa.
Missão é a união de propósito, é a razão de ser da empresa, é o porquê da empresa. Porque foi criada, e para o que ela existe, suas responsabilidades perante seus clientes e stakeholders. Visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, é algo responsável por nortear a organização. É um plano, uma idéia para realizar os objetivos propostos que direcionam sua trajetória, é o caminho que pretende percorrer a médio e longo prazo. A visão é a imagem que a empresa define a respeito do seu futuro. Valores Organizacionais são princípios éticos, as condutas dos indivíduos dentro da organização, suas posturas, suas crenças, seu papel no desenvolvimento da organização com a preocupação de atender as necessidades dos funcionários,
...