TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MECÂNICA

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.863 Palavras (24 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 24

                    [pic 1]

                     

 

 CENTRO UNIVERSITÁRIO

                         

ENGENHARIA MECÂNICA

ATPS

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

SANTO ANDRÉ

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

10ºSÉRIE

ARNALDO CARVALHO                                                    RA: 1158304310 CESAR MARTINS MACHADO                                          RA: 1139332023 CHARLES HENRIQUE VIANA                                           RA: 113732844

CLEITON OTÍLIO DA SILVA                                             RA: 2543438070 EDUARDO RIBEIRO                                                          RA:1158381180

LUIZ ALBERTINI                                                                RA:1108348430

SAMUEL VEIGA                                                                 RA:1106280416

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Relatório I : Modelos de Gestão Estratégica Aplicados à Manutenção

Relatório II: Técnicas de manutenção/ Qualidade Aplicação à Manutenção

Professor: Marcos Gonçalves de Oliveira

SANTO ANDRÉ

 2015

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

[pic 2]

RESUMO: Manutenção é denominada com  um conjunto de procedimentos necessários para assegurar um mínimo de paradas em máquinas e equipamentos, maximizando os tempo efetivo de trabalho e eficiência nas atividades de produção com segurança e qualidade. A mesma esta dividida em diversas técnicas e suas aplicações depende de metodologias que são aplicadas dependendo da necessidade e dos objetivos da empresa.

PALAVRAS – CHAVES: Manutenção, estratégias aplicadas, técnicas implantadas, normas ISO TS16.949

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Com a globalização da economia, a busca da qualidade total em serviço, produtos e gerenciamento ambiental passaram a ser meta de todas as empresas. A qualidade do processo depende, entre outros fatores, da manutenção, uma vez que esta tem influência na disponibilidade dos equipamentos e consequentemente pode aumentar a competitividade, lucratividade, satisfação dos clientes e proporcionar produtos dentro do especificados dando robustez e durante a produção desses produtos. Esta Atividade Prática Complementar será estudada técnicas de gestão aplicadas à manutenção de modo a garantir a confiabilidade e produtividade nos sistemas e instalações, o embasamento teórico e prático que serão estudados é para que os mesmos possam ser aplicados na produção final que será um plano de manutenção aplicado a um equipamento mecânico.

OBJETIVO

Elaborar relatórios técnicos contendo informações que nos orientem as melhores práticas para a atuação da Manutenção.  Formatando relatórios com as definições do modelo, histórico, objetivo, metas, abrangência na empresa, custos x benefícios, vantagens, desvantagens.

RELATÓRIO I

MODELOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA APLICADOS À MANUTENÇÃO

           A manutenção pode ser definida, segundo o dicionário Aurélio como: “A medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação” e ainda “Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”. Entretanto, o mais comum é definir a manutenção como “o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida útil adequados”. Nesta definição, de grande abrangência, a manutenção é caracterizada como um processo. Um processo que deve iniciar antes da aquisição e que tem como principal função o prolongamento da vida útil do equipamento ou sistema.

           Como o conceito e o objetivo da manutenção estão claros, precisamos descobrir como atingiremos os resultados esperados, para isso é necessário o estudo de Estágias de Manutenção que são aplicados nas empresas nos mais diferentes ramos.

TPM

           Manutenção Produtiva Total A Manutenção Produtiva Total (MPT) teve origem nos programas de qualidade surgidos após a segunda guerra mundial, em face da necessidade de produção em massa, de forma a suprir a demanda, numa conjuntura em que muitas nações industriais tinham sido destruídas pela guerra. Em função dos programas de qualidade, as manutenções seguiam programações pré-determinadas, desconsiderando a real necessidade de intervenções e ocorriam sem a participação dos operadores das máquinas. Em muitos casos a manutenção era desnecessária, acarretando em novos defeitos e aumento de custos.

Com a idéia da “quebra zero”, no conceito de que a quebra é a falha visível esta gerada por uma coletânea de falhas invisíveis na espécie de um iceberg conforme ilustra a Fig.1 surge o conceito TPM.

[pic 3]

Fig. 1- Iceberg de falhas invisíveis

               Como uma das características dos programas de qualidade era o controle dos defeitos na sua origem, os operadores passaram a participar e apontar os defeitos nas suas máquinas, para evitar falhas futuras. Surge assim, em meados da década de 70 do século XX, a Manutenção Produtiva Total. O TPM estimula a participação dos operadores num esforço de manutenção preventiva e corretiva, criando assim uma mentalidade de autogerenciamento do seu local de trabalho. O objetivo principal dessas ações é o aumento da eficiência dos equipamentos, com redução dos custos operacionais. A atuação não se dá apenas no reparo, mas também junto ao operador e na gestão do equipamento, visando eliminar todas as perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (625.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com