AUDITORIA ENERGÉTICA DAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DA PUC BARREIRO:
Por: Lorene Lima • 24/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Engenharia Civil
Airtes da Costa Júnior
Henrique Costa Melato
Lorene Zeferino Lima
Nauri Terra de Freitas
Rafael Aredes Couto
Thomas Miranda Guzela
AUDITORIA ENERGÉTICA DAS INSTALAÇÕES PREDIAIS
DA PUC BARREIRO:
prédio 1, estacionamento e cantina.
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
Partindo do pressuposto que toda vez que perdemos tempo com algo desnecessário, deixamos de ser mais eficientes, gastamos energia de alguma forma com algo em vão, seja elétrica, hidráulica, ou mesmo alimentar, ou seja, para realizarmos trabalho, necessitamos de gastar um valor energético do ser humano e para isso precisaremos repor com água, alimentação, gerando mais impactos ambientais.
Com isso, o presente trabalho possui o objetivo de observar e analisar algumas situações presentes na unidade do Barreiro da PUC-MG que poderiam ser melhoradas ou que estão de acordo com os gastos energéticos. Será colocado vantagens e desvantagens.
2 VANTAGENS
2.1 Geral
O uso de defletor nas costas das lâmpadas fluorescentes aumenta a eficiência da iluminação conforme figura 1. Sem a existência de um defletor, a parte superior da lâmpada não é utilizada. Porém, como existe o defletor, a luz é refletida e contribui para a iluminação do ambiente.
2.2 Cantina
O número de lixeiras facilita o depósito dos resíduos sólidos por parte dos usuários. Também, as lixeiras seletivas facilitam a separação dos tipos resíduos sólidos e dessa forma existe menos trabalho na reciclagem. Podemos observar duas lixeiras muito próximas e também lixeiras para coleta seletiva nas figuras 2 e 3.
O telhado alto em forma de concha propicia um excelente aproveitamento da iluminação e ventilação natural, conforme podemos observar na figura 4. Com isso, economiza-se na utilização de lâmpadas para iluminar o local.
2.3 Estacionamento
De acordo com MARIANA (2010) a ciclovia facilita o uso do meio de transporte ecologicamente correto, propiciando segurança e redução de consumo de combustíveis fósseis, conforme figura 5. Também economiza no espaço necessário para estacionar o meio de transporte, pois bicicletas são bem menores que carros.
A arborização melhora o conforto térmico e gera o abrigo ao sol, para veículos e usuários conforme podemos observar na figura 6.
A área exclusiva para os professores organiza o estacionamento, evitando rodagem desnecessária. Cada aluno/professor já sabe o local para onde deve ir, diminuindo então a área para se procurar uma vaga, diminuindo o tempo de rodagem dentro do estacionamento.
2.4 Prédio 1
O elevador exclusivo para os deficientes evita o uso impróprio, economia de energia. Ele é mostrado na figura 7. Outra medida referente ao elevador é que todo deficiente possui uma chave para que esse uso seja exclusivo dele.
3 DESVANTAGENS
3.1 Cantina
O telhado alto facilita a invasão das chuvas, ventos fortes, excesso de sol e pombos, aliado a uma ineficiente drenagem, muito mais limpeza, água, trabalho para as faxineiras, produtos de limpeza, durabilidade das mesas e cadeiras. Conforme podemos observar na figura 4 e na figura 6, o telhado favorece a iluminação, porém se chover a cantina é inundada.
A falta de tomadas na área das mesas traz a interdição dos bebedouros por parte dos usuários de aparelhos eletrônicos, estes aproximam suas mesas dos bebedouros, onde há um grande número de tomadas de força.
3.2 Estacionamento
Dificuldade em estacionar, entrar e sair, forçando a ficar com o motor ligado, consumindo combustíveis fósseis, emitindo um volume de gases nocivos em uma área concentrada, tudo devido a um enorme número de falhas.
Essas falhas são: péssima sinalização; taludes invadindo a pista de rolamento; iluminação precária, ou escondida entre os galhos das árvores; portarias sem
...