Abastecimento de Água em Restaurantes e Bares
Artigo: Abastecimento de Água em Restaurantes e Bares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dlazio • 17/9/2014 • Artigo • 527 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Abastecimento de Água em Restaurantes e Bares
Para realização de uma atividade que envolva alimentação; restaurantes e bares, por exemplo, è preciso que haja no local rede pública de abastecimento de água, os estabelecimentos têm que ter reservatórios de água próprios, com origem controlada, e com capacidade suficiente para satisfazer as necessidades correntes.
Se o sistema de abastecimento de água for particular, os responsáveis pelos estabelecimentos têm que garantir a proteção adequada das captações através das seguintes medidas:
• as paredes dos poços devem ser revestidos com material impermeável na parte superior (2-3 metros);
• as paredes do poço têm que estar elevadas 0,5 metros acima do terreno (pavimento), pelo menos;
• o terreno adjacente à abertura do poço deve estar protegido contra eventuais infiltrações, por uma zona circundante com 1,50 metros de largura, pelo menos, e com declive orientado para o limite mais distante;
• a cobertura do poço deve ser estanque;
• as eventuais aberturas para ventilação devem estar devidamente protegidas para não permitir a entrada de mosquitos, poeiras, etc.
A potabilidade da água do sistema de abastecimento deve estar sempre garantida, devendo ser efetuadas análises físico-químicas e microbiológicas periódicas, nos termos das normas e legislação em vigor.
Os estabelecimentos devem ter uma rede interna de esgotos, ligada à rede pública de saneamento.
Se no local não existir rede pública de saneamento, os estabelecimentos têm que ter uma rede interna de saneamento ligada a um sistema de recolha e tratamento adequado ao volume e natureza das águas residuais, nos termos da legislação em vigor.
Os estabelecimentos têm que ter zonas de serviço com as seguintes secções: cozinha, zona de fabrico, copa, instalações frigoríficas, zona de armazenagem e despensa do dia.
As copas, cozinhas e zonas de fabrico devem ter ventilação e iluminação naturais suficientes ou, quando tal não seja possível, ventilação e iluminação artificiais adequadas à sua capacidade e tipo de laboração/produção.
Manejo de Resìduos
Os tipos de resíduos sólidos em restaurantes são:
Os resíduos sólidos gerados em restaurantes são divididos em duas categorias:
orgânicos e inorgânicos.
• Resíduos orgânicos: restos de alimentos e outros materiais que degradam rapidamente
na natureza, tais como: cascas de frutas, cascas de legumes, ovos e suas cascas, folhas
de verduras, restos de frutos e vegetais, pó de café, papel limpo ou sujo e alimentos
preparados não comercializados.
• Resíduos inorgânicos: são resíduos provenientes de produtos industrializados,
geralmente utilizados nas embalagens. São de difícil decomposição pela natureza e
alguns podem
...