Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Resenha: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kosanke01 • 20/4/2014 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Belo Horizonte tem 12 mil botecos. Como a cidade tem 2.4 milhões de habitantes, isso significa que há um bar para cada 200 belo-horizontinos. Os bares e restaurantes de Belo Horizonte trazem segurança, conforto, praticidade.
De acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no acumulado dos últimos 12 meses, os preços em restaurantes em Belo Horizonte subiram 8%, ficando acima da inflação média para a cidade que foi de 5,73% no mesmo período. E os bares acompanham o ritmo, já que também sentem os efeitos da alta recente de insumos importantes para os tira-gostos, dos aluguéis comerciais e dos custos de mão de obra.
As Estratégias encontrada pelos donos de bares e restaurantes foi criar a oferta de um cardápio rotativo, anotado em quadros, exibidos no salão do restaurante. Tentando trabalhar com o produto da estação, mudando sempre o cardápio. Assim, além de não repassar todo o aumento, os empresários tem a condição de aumentar delicadamente os preços.
O reajuste no cardápio de bares comprova o aumento verificado em 12 meses na alimentação fora do domicílio, de 6,39%, superior à alimentação no domicílio, de 4,56%. Mas segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), a alta no grupo deve ser também atribuída a custos fixos como mão de obra e transporte – insumos que também são impactados pela carestia. No que diz respeito a inflação nos alimentos, ele garante que a alta ainda não chegou totalmente ao consumidor, já que o repasse é feito aos poucos.
...