Acidentes de Trabalho - Um estudo de Caso
Por: Urbano Junior • 19/7/2019 • Trabalho acadêmico • 2.261 Palavras (10 Páginas) • 324 Visualizações
Acidentes Elétricos Envolvendo Terceiros.
Um Estudo de Caso
Iara Lima Barbosa Guimarães, Urbano Carvalho Vieira Júnior
eng.iara.lima@gmail.com, urbano.cv@gmail.com
Resumo
Pessoas que trabalham diretamente na rede elétrica devem ter preocupação constante com o perigo que esta atividade representa, sendo no mínimo habilitadas, qualificadas (ou capacitadas) e autorizadas a realizar tais atividades. Porém uma parcela grande da população mundial frequentemente está em proximidade de equipamentos e condutores energizados sem apropriada conscientização dos riscos reais que esta proximidade representa. A falta de informação a respeito dos riscos que a eletricidade representa torna esse cotidiano despercebido e neste momento os acidentes podem ocorrer. Tendo em vista estes fatos será realizado neste artigo um estudo de caso. O acidente elétrico vitimou um trabalhador que desempenhava suas funções em proximidade da rede elétrica.
Palavras-chave: Acidentes Elétricos. Motorista de truck. Normas Regulamentadoras.
1 Introdução
Desde a publicação da Portaria 3.214 em 08 de junho de 1978, que aprovava as Normas Regulamentadoras relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, e a publicação da Norma Regulamentadora - NR 10 em 07 de dezembro de 2014 houve uma evolução na cultura da segurança do trabalho no setor elétrico, com a consequente redução no número de mortes e acidentes típicos.
A NR-10 descreve medidas de controle, medidas de proteção coletiva e individual, segurança a partir do projeto, durante a construção, operação até chegar à manutenção dos sistemas elétricos. Outras questões também abordadas pela NR – 10 incluem: sinalização de segurança, procedimentos de trabalho e requisitos mínimos que cada trabalhador deve ter para desempenhar sua função, que são: habilitação, qualificação, capacitação e autorização.
Todos estes conjuntos de regras e procedimentos, associados ao aumento da fiscalização junto às empresas por parte do Ministério do Trabalho, colaborou para a melhoria da cultura da segurança do trabalho. Isso pode ser observado com a redução das estatísticas de acidentes envolvendo trabalhadores do setor elétrico. Contudo, observando o número de acidentes elétricos envolvendo terceiros, percebe-se que ainda há muito a se fazer acerca da conscientização das pessoas que realizam suas atividades em proximidade com estas redes.
Este artigo objetiva-se a realizar um estudo de caso baseado em um acidente elétrico envolvendo um trabalhador cuja função era motorista de truck. Para isso, será utilizado o laudo pericial que elucidará as causas que vitimaram o trabalhador levando-o a óbito.
2 Metodologia
Para análise do acidente, foi realizada a visita ao local assim como o acompanhado da perícia. Outras etapas foram seguidas como descrito a seguir:
- Descrição do acidente;
- Procedimento realizado pelo trabalhador no dia do acidente;
- Análise de toda documentação;
- Análise dos fatos;
- Determinação da causa base;
3 Descrição do Acidente
Para a descrição e demais análises, a vítima será denominada de Pedro, nome fictício que será usado em respeito ao de cujus. A testemunha do acidente será chamada de trabalhador X. As cidades de partida e destino também serão omitidas neste trabalho, sendo denominadas apenas como cidades “A” e “B”, respectivamente.
Pedro realizava uma viagem por dia, saindo da cidade “A” com destino à cidade “B”. Ao chegar à fábrica de ração, aguardava carregamento do caminhão truck sem realizar nenhum tipo de intervenção operacional no processo. Com o caminhão cheio, iniciava viajem de retorno à cidade “A”. Uma vez no seu destino final, se deslocava pelos aviários locais.
Realizava o processo de descarregamento da ração em silos metálicos. Para que a atividade fosse realizada, Pedro estacionava em um local rotineiro sem nenhum tipo de delimitação ou sinalização e aguardava a confirmação do granjeiro se a distância do veículo estava boa para realizar o descarregamento. Após a parada do veículo, Pedro realizava processos de abertura da tampa superior do silo, realizava a elevação do tubo de descarregamento e posteriormente, rotação para que o bico de descarregamento fosse alinhado com a "boca" do silo, acionando a rosca sem fim através de comando no interior do tubo de descarga de dentro da cabine do caminhão.
Conforme relatos do trabalhador X presente no momento do acidente, Pedro chegou ao aviário e realizou o primeiro descarregamento no silo número quatro, posteriormente se deslocou até o silo número seis, onde descarregou a segunda e última carga. Após o último descarregamento, o trabalhador X começou a girar o tubo de descarregamento após a parada da rosca sem fim, visando ajudar Pedro. Neste momento, o falecido pediu ao trabalhador X para interromper a atividade e avançou com o caminhão para frente levemente na diagonal esquerda. O motivo do curso em diagonal não ficou claro.
Pedro saiu da cabine e se deslocou até a traseira do caminhão para dar continuidade ao processo e guardar o tubo de descarregamento em seu local original de transporte.
Durante este processo Pedro em contato com a manivela de operação do tubo, tocou indiretamente nos condutores da rede elétrica de alta tensão, passando a ser o meio condutivo com menor resistência elétrica entre a rede elétrica e o solo, sofrendo uma forte descarga elétrica, o que foi percebido pelo trabalhador X ao ouvir um barulho não costumeiro. Pedro caiu no solo atrás do caminhão, já desacordado. (RODRIGUES, 2016). A figura 1 ilustra o cenário no dia do acidente, com destaque no contato entre o tubo de descarregamento e a rede de energia elétrica.
[pic 1][pic 2] | [pic 3][pic 4] |
Figura 1 - Cenário do acidente. (RODRIGUES, 2016). |
A figura 2 ilustra o acidente com a presença de Pedro, que ao manobrar o tubo acidentalmente entra em contato com a rede elétrica de 13,8kV.
[pic 5] | [pic 6] |
Figura 2 – Ilustração da cena do acidente. (RODRIGUES, 2016). |
4 Apontamento e análise dos fatos
A empresa para a qual Pedro trabalhava afirma ter dado treinamentos comprovados através de documentação e assinatura do trabalhador. Os documentos que foram apresentados pela empresa estão listados a seguir:
...