Acidimetria: Determinação de frações alcalinas em amostras de soda carbonatada
Por: Satriane Linardi • 26/4/2017 • Relatório de pesquisa • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 513 Visualizações
Titulo - Acidimetria: Determinação de frações alcalinas em amostras de soda carbonatada
Introdução
Neste relatório iremos discorrer a sobre os resultados obtidos durante a realização da prática de acidimetria, que é uma denominação dada a um conjunto de métodos volumétricos utilizados para medir a concentração de um ácido em uma determinada substância, de concentração desconhecida, porém expressa em valores mais específicos, já que indicadores sinalizam se a sua natureza é ácida ou alcalino-básica.
A acidimetria é medida por um método denominado titulação e, por isso, trata-se de um método quantitativo (quantidade) de análise, em que o valor desejado é determinado através da adição gradual de uma solução com concentração conhecida, sobre a solução analisada. Mas na prática também foi realizada uma analise qualitativa.
Objetivo
O objetivo da prática era determinar o teor do componente principal da amostra, o NaOH, e do íon CO32-, formado pela absorção de CO2. por meio ta titulação, para que fosse descoberta o teor do componente principal da amostra analisada com o auxílio dos indicadores Fenolftaleína e Alaranjado de Metila.
Metodologia
O procedimento experimental pode ser dividido em duas titulações:
- Titulação de Hcl 0, 1025 mol/L com 25,0 ml de Soda Carbonatada A
Nesta preparação a solução de Hcl já se encontrava pronta na bancada e foi apenas transferida, com o auxilio de um béquer, para a bureta e presa ao suporte universal.
A solução contendo a soda carbonata também se encontrava pronta, e foram transferidas 25,0 ml da mesma, com o auxilio da pipeta volumétrica para o erlenmeyer, onde adicionou-se 4 gotas do indicador Fenolftaleína (8,2-9.8) e iniciou-se a titulação. A o final da mesma, sem completar o volume da bureta iniciou-se a titulação da mesma solução, mas com o indicador Alaranjado de Metila.
- Titulação de Hcl 0, 1025 mol/L com 25,0 ml de soda carbonatada B:
Foi realizado o mesmo procedimento da titulação anterior, entretanto a solução titulada foi à soda Carbonatada B.
Resultados
Os resultados serão divididos em duas análises:
- Análise da amostra A
Na primeira titulação da soda A com o indicador fenolftaleína, inicialmente a solução ficou rosa, indicando que não havia apenas Bicarbonato (HCO3-) na solução, portanto foi preciso realizar sua titulação com Hcl até a obtenção de uma coloração incolor. Ao final, no mesmo erlenmeyer, agora contendo indicador alaranjado de metila, como não ficou laranja logo de inicio, indicou que havia Hidróxido de sódio, portanto foi realizada a titulação até obtenção desta cor.
Valores envolvidos na Titulação da amostra A:
Volume de titulante usado com Fenolftaleína(v1) : 16,30 ml
Volume de titulante usado com Alaranjado de Metila (v2): 21,20 ml
...