Acionamentos Elétricos
Por: LaraNCosta • 17/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 321 Visualizações
ACIONAMENTOS ELETRICOS
Maquinas elétricas são dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica e vice-versa
Motor CC: É mais fácil de controlar a velocidade, grande torque na saída e em baixas rotaçoes, ciclo continuo mesmo em baixa tensão, fabricação cara, uso em declínio, cuidados na partida, são maiores, gera mais manutenção, necessita de medidas especiais de partida, arco e faíscas, tensão entre laminas não pode exeder 20v. ESTATOR: enrolamento ou ima permanente, composta de uma estrutura ferromagnética com polos salientes aos quais são enrolados as bobinas que formam um campo. ROTOR: eletroímã, constituído de um núcleo de ferro com superfície que são alimentados por um sistema mecânico de comutação é formado por um comutador no eixo do rotor, que possui uma suoerficie silindrica, com diversas laminas as quais são conectados os erolamentos do rotor, e por escovas fixas, que exercem pressão sobre o comutador e que são ligadas aos terminais de alimentação. Escova em qualquer máquina serve para transmitir contato elétrico de uma parte fixa para uma parte deslisante, qualquer que seja. Maquinas de papel, laminadoras, bobinadeiras.
Motor CA: são mais utilizados, baixo custo, simplidade, eficiência, tamanho e peso reduzido, pouca manutenção, comandos e controles simples. Vai de 0,16CV a 500CV.CAMPO GIRANTE: o campo magnético de uma bobina depende da intencidade da corrente que passa por ela. No motor trivasico esse corrente é fruto da tensão da rede aplicada nos enrolamentos. Como as fases são devasadas entre si, a intensidade não é mesma em todas as fases no instante T, a 90º temos o campo magnético intenso na fa R e menos intenso e com polaridade oposta em S e T. QUANTO MAIS POLOS A VELOCIDADE DIMUNUI, o campo girante depende do numero de polos, o motor é projetado para operar a 100%
ESCORREGAMENTO: o motor CA gira com velocidade diferente da velocidade síncrona. Quanto maior a carga, maior terá que ser o conjugado para acionar. É a diferença percentual da velocidade do rotor para a velocidade do campo girante de um motor de indução
Cn= conjugado nominal, Cp=com motor bloqueado, Cmin=mínimo Cmax=Cp/Cn --- Cp=Cmax/Cn
Um aumento de 8 a 10º diminui a vida útil pela metade
A=105º, E=120º, B=130º, F=155º, H=180º
CAT D= cj alto, corrente normal, alto escorregamento, elevadores
CAT H= cj alto, corrente normal, baixo escorregamento, Britador
CAT N= baixo escorregamento, cj normal, corrente partida normal.
A corrente Ip (corrente com motor bloquedo ou partida) é 5 a 6 vezes maior que a nominal, a corrente não muda, somente o tempo para chegar a nominal.
CA PRODUZ MAIS QUE CC
SERVOACIONAMENTOS: Retrofiting: técnica de automação de maquinas, é mais barato que ter que renovar os equipamentos, permite usar alta tecnologia em acionamentos para asoluç~p de incremento de produção e com qualidade. Uma das técnicas mais utilizadas é o servo acionamento por servomotor mais servoconversor.
SERVOMOTOR: torque constante com faixa elevada de rootaçao(ate 4500RPM), controle de rotação, capacidade de sobrecarga. Manutenção fácil, drive CLP, se captar algo fora do programa desliga. maquina síncrona composta por estator e rotor, composto por 6 polos no estator, malha fechada, trifásico, utiliza imas terras raras disposto linearmente sobre a face do rotor e um sensor analogico chamado resolver, para realimentação de posicionamento e velocidade. A frequência dele deve ser diferente dá rede, possui um bobinamento totalmente especial, confeccionado para proporcionar uma alta dinâmica ao motor através de um fluxo magnético total do proporcionado pela rede, esse fluxo eletromagnético so pode ser fornecido pelo servoconversor.
IMAS TERRAS-RARAS: (neodímio-ferro-boro), permite suportar sobrecargas sem risco de desmagnetização.
RESOLVER: é um sistema de realimentação analógico composto por um estator e um rotor, mais o funcinamento é o oposto ao do motor ou gerador: ele manda referencia para o drive de posicionamento do rotor de 0 a 90º em ângulo. Um resolver é um tipo de transformador elétrico giratório que converte movimento rotativo mecânico em sinais elétricos que são utilizados para fornecer posição, velocidade ou ângulo de um eixo. O alinhamento é fundamental para seu funcionamento, por isso é aconselhável não mexer em seu sistema de fixação, por sua lata complexidade. Robusto, insensibilidade a vibrações e altas temperaturas
ENCODER: O encoder absoluto possui um importante diferencial em relação ao encoder incremental: a posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero, enquanto a posição do encoder absoluto é determinada pela leitura de um código e este é único para cada posição do seu curso; conseqüentemente os encoders absolutos não perdem a real posição no caso de uma eventual queda da tensão de alimentação (até mesmo se deslocados). Quando voltar a energia ao sistema, a posição é atualizada e disponibilizada para o mesmo (graças ao código gravado no disco do encoder) e, com isso, não se precisa ir até a posição zero do encoder para saber a sua localização como é o caso do incremental.
...