Aeroporto Internacional de São Francisco
Seminário: Aeroporto Internacional de São Francisco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenny_honorato • 13/10/2013 • Seminário • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 445 Visualizações
Notas: 1
O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), nos EUA, está em fase final de reforma e planeja estar neutro de emissões de carbono até 2020. Em decorrência disso, algumas importantes mudanças vão acontecer: 1) redução do consumo de energia, por meio de equipamentos de iluminação ecoeficiente; 2) valorização da luz natural do sol para redução do uso de lâmpadas artificiais; 3) reciclagem de 90% dos materiais de construção e demolição originados das obras; 4) reciclagem e compostagem com restos de comida; 5) redução do desperdício por meio de "estações de hidratação" para reuso das garrafas de água dos usuários do aeroporto; 6) redução do consumo de água com instalação de novos encanamentos, possibilitando 40% menos água; 7) venda de alimentação verde pelos comerciantes de alimentos do aeroporto; 8) uso de materiais reciclados para fazer o piso e tintas de baixa emissão; 9) acesso por meio de passarela de pedestres para conectar os usuários com o sistema de metrô; 10) uso de biodiesel nos ônibus prestadores de serviço; 11) descontos para usuários que alugarem carros ecoeficientes; 12) aquisição de créditos de carbono pelos passageiros para neutralizar a emissão de suas viagens, pois os combustíveis das aeronaves são grandes causadores das emissões de gases de efeito estufa.
(Baseado em Ecycle: Conheça as inovações do aeroporto mais sustentável do mundo. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/350-conheca-as-inovacoes-do-aeroporto-mais-sustentavel-do-mundo.html. Acesso em: 18/04/2011).
A partir dos conhecimentos adquiridos pelo estudo do Capítulo 4 do Livro-texto e das informações acerca do Aeroporto Internacional de São Francisco, avalie as afirmativas a seguir.
I) A inovação parece ser a única alternativa para o desenvolvimento sustentável.
II) A sustentabilidade pode ser percebida como um modelo de negócios voltado para inovações sustentáveis nas dimensões organizacionais e humanas dentro e fora da empresa.
III) O desafio do SFO parece ser o atendimento às necessidades dos usuários e do planeta, frente às necessidades de mudanças globais.
IV) Nesse processo de adequação à nova ordem global, o SFO fortalecerá a imagem organizacional.
V) Provavelmente o SFO irá contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e buscará obter algum selo de certificação de sustentabilidade.
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta.
a. I, III e V, somente.
b. II, IV e V, somente.
c. I, II e IV, somente
d. Todas.
e. I, III, IV e V, somente.
Question 2
Notas: 1
Acerca da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I) A cultura organizacional brasileira dá pouca importância a práticas dessa natureza.
II) O aumento de organizações que disseminam esse tema demonstra a evolução de práticas relacionadas à RSE.
III) Para ser competitiva no mercado, pouco importa se uma organização pratica ou não a RSE.
IV) A participação no mercado tende a se ampliar quando uma organização aplica a RSE.
V) O sucesso deve ser pautado apenas no desempenho financeiro empresarial.
VI) A principal preocupação da dimensão ambiental está nos impactos da empresa sobre o meio ambiente.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
Escolher uma resposta.
a. I, II e IV
b. I, III e VI.
c. II, IV e VI.
d. I, II, IV e VI.
e. I, II, III, IV e VI.
Question 3
Notas: 1
Leia o texto sobre a Infor e responda à questão 03.
A Infor, uma das três maiores companhias mundiais de software corporativo, anuncia o “Going Green”, iniciativa que visa ajudar as organizações a implementarem programas verdes de sustentabilidade por meio do uso de softwares corporativos. A Infor está mostrando a seus clientes como seus softwares podem ajudá-los a atingir suas metas de sustentabilidade, como redução do consumo de energia com o Enterprise Asset Management (EAM); diminuição da emissão de carbono com o Supply Chain Management (SCM); e por meio do Product Lifecycle Management (PLM) minimizar o desperdício e o impacto no meio ambiente da fabricação de produtos.
A solução inclui o consumo de energia dentro do desempenho total dos ativos da companhia, fornecendo entendimento sobre os custos de manutenção e operação dos mesmos. Além desse gerenciamento, o software também agrega ferramentas para gestão de outras commodities, como água, ar, gás, eletricidade e vapor. O monitoramento de gases refrigerantes que agridem a camada de ozônio também é possível.
O EAM automatiza o processo associado com o gerenciamento de ativos e o consumo de recursos. Ele rastreia o consumo individual dos ativos em tempo real, avalia os dados a partir de condições definidas pelo usuário e alerta os usuários sobre anomalias quando os ativos excedem os níveis aceitáveis de performance. A solução também eleva a tomada de decisão, incorporando dados de consumo e de emissão em relatórios.
Outros produtos da Infor que ajudam os clientes a ficarem ‘verdes’ incluem o Infor ERP e o Infor Performance Management (PM). Entre outros benefícios,
...