PESQUISA PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ARQUITETÔNICO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SANTA MARIA/RS
Artigos Científicos: PESQUISA PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ARQUITETÔNICO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SANTA MARIA/RS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosGiovani • 5/11/2014 • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 895 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial. Ele cumpre um importante papel estimulando as relações econômicas e o intercâmbio de pessoas e mercadorias, intra e entre as nações. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil – Campus Santa Maria, tem como objetivo o levantamento completo das condicionantes e diretrizes mínimas para a realização do projeto de um Aeroporto de porte internacional para a cidade de Santa Maria/RS.
Nos tempos atuais, para o desenvolvimento das regiões, as fronteiras são cada vez menos determinantes, as distâncias menos limitativas e o inter-relacionamento de populações e economias é cada vez maior. As diversas forças públicas da cidade cada vez se apercebem mais da necessidade de estabelecerem sinergias e esta percepção da necessidade da união de esforços é tanto mais clara quanto mais idêntica forem as raízes culturais e os interesses econômicos. E um desenvolvimento regional surge no evidente contexto de importância, principalmente municipal, em polos integradores das diferentes regiões do estado e trunfos importantes na definição das novas geografias regionais.
O papel do projeto do Aeroporto Internacional de Santa Maria/RS, como peça importante desse desenvolvimento regional, tem como meta principal, oferecer à população a progressiva democratização do transporte aéreo que rapidamente tem vindo a deixar de ser utilizado apenas por segmentos limitados em relação ao universo potencial, favorecer o aumento de poder de compra das populações, o crescimento acentuado dos números de movimentos de passageiros e carga aérea, mantendo uma perspectiva sempre otimista de crescimento socioeconômico.
A proposta do produto final deste trabalho é apresentar a importância da implantação do projeto de um Aeroporto Internacional em Santa Maria/RS, para um cenário a partir de 2020, bem como defender a ideia da operacionalização de voos comerciais – domésticos e internacionais – para diversos lugares do mundo.
2. ASPECTOS ABORDADOS
O processo de pesquisa teve várias etapas, tais como reuniões na Prefeitura Municipal, na Agência de Desenvolvimento, na Secretaria de Turismo e na Base Aérea de Santa Maria/RS. Também foi feita uma reunião muito abrangente com os superintendentes, engenheiros e arquitetos da Infraero de Porto Alegre. Posteriormente, uma visita às dependências do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
São nove aspectos relevantes abordados nessa pesquisa, que são:
Aspecto 01 – Aspectos Ambientais: Santa Maria é uma cidade caracterizada pelo verão e inverno rigorosos e, principalmente, pelos ventos predominantes Leste, Sudeste e Nordeste – o que torna o estudo para a implantação de um complexo aeroportuário bastante intensa, devido à grande influência dos ventos na orientação das pistas de pouso e decolagem. É um local em potencial para receber um aeroporto de porte internacional, pois fica localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul – rota diária de voos nacionais e internacionais para o Mercosul e para o centro do Brasil.
Aspecto 02 – O Terreno: A área destinada para o projeto do Complexo Aeroportuário, contudo, possui condições climáticas favoráveis e infraestruturas rodoviárias e ferroviárias acessíveis. Por esses motivos, está preparada para oferecer à cidade plenas condições de se converter em um importante hub logístico multimodal, para atender o mercado sul-americano e capaz de se manter interconectado com os maiores hubs similares ao redor do mundo. A proposta de localização do sítio fica a 25 km à oeste do centro de Santa Maria, entre as BRs 287 e 158, em uma gleba com cerca de 2.000 Ha.
Aspecto 03 – Os Sistemas de um Complexo Aeroportuário: Em termos de atendimento ao transporte aéreo, a configuração mínima de um aeroporto, para que ele cumpra a sua finalidade e não fique ocioso, é através da implantação dos seus três componentes mais importantes: Pistas de Pouso e Decolagem; Terminais de Passageiros e Carga; Pátios de Estacionamentos de Aeronaves.
Aspecto 04 – Aspectos Legais: Existem seis subaspectos mínimos a serem considerados: Plano Diretor Aeroportuário; Autorização para construção de Aeródromos; Zona de Proteção do Aeródromo; Plano de Zoneamento de Ruídos; Área de Segurança Aeroportuária; Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.
Aspecto 05 – Estudos de Caso: Foram feitos três estudos de caso para o entendimento completo do tema, que são: Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS/2004 – Aeroporto Internacional das Missões/RS; Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba/PR; Chek Lap Kok Airport – Hong Kong/China.
Aspecto 06 – Visitas in loco: Para o desenvolvimento geral dessa pesquisa foram feitas visitas in loco em aeroportos internacionais e regionais de várias cidades do mundo, que seguem: Santa Maria, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Chicago/US, Salt
...