TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica

Dissertações: Analise Critica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Analise critica sobre o processo cientifico-tecnológico nos ciclos de Kondratiev

No mundo atual em que vivemos, as inovações tecnológicas tiveram um papel de grande importância no desenvolvimento de máquinas e equipamentos nas diversas áreas da sociedade. O que se pode notar, é que essas inovações possuem determinados ciclos de existências, que coincidem com um também determinado momento econômico que o mundo atravessa. O economista russo Nicolai Kondratiev explica esses ciclos econômicos, que podem ser de curta ou longa duração, dividindo os mesmo em cinco ciclos e colocando as inovações tecnológicas como agente de transformação.

Uma das áreas afetadas por essas inovações tecnológicas é a medicina que, com o surgimento de novos aparelhos vem conseguindo diagnosticar com mais precisão vários tipos de doenças. Um desses aparelhos é o ultrassom que cada vez mais moderno, é capaz hoje de gerar imagens em 4d diagnosticando cada vez melhor vários tipos de doenças. Mas nem sempre foi assim.

Com o adendo da primeira revolução industrial, onde a ciência passou a evoluir e desenvolver novas tecnologias, dando inicio assim ao I e II ciclos de Kondratiev, aconteceram os primeiros estudos sobre características das ondas sonoras. Apesar de estudos apontarem que essa ciência originou-se na Grécia, a teoria do som foi publicada pela primeira vez em pelo inglês John Willian em 1877 e posta em pratica durante a primeira guerra mundial, utilizada em submarinos com aparelhos geradores de som, no auxilio de detecção de icebergs e melhor desenvolvida como aparelho ultrassom na segunda guerra mundial como sonar (aparelho capaz de determinar distancias pelo som). Nesse mesmo período foi dado inicio ao uso do aparelho de ultrassom para fins não militares, principalmente na metalúrgica para determinar textura e falhas em ligas metálicas.

Por volta então de 1920, já com o adendo da segunda revolução industrial, que seria muito mais forte nos Estados Unidos da America que na Europa, e inicio dos III e IV ciclos de Kondratiev , o aparelho de ultrasongrafia foi utilizado pela primeira vez na medicina, com um grupo de atletas, como terapia no tratamento de algumas doenças como: artrite e doença de Parkinson. Porem devido à imprecisão nas informações adquiridas, foi então abandonado como tratamento. Devido os avanços nas áreas de metalurgia e química, por volta de 1957 o medico americano Douglas Howry e sua esposa passaram a utilizar o aparelho de ultrassonografia para diagnosticar doenças, mas o método ainda não era dos melhores, pois o paciente para realizar o exame ficava dentro de uma banheira cheia de água totalmente desconfortável, um procedimento pouco prático e que ainda gerava uma baixa qualidade de imagens. Ainda durante a década de 1950, foi desenvolvido o gel, parecido com creme de cabelo, que substitui a banheira com água.

No período entre o fim da segunda revolução e inicio da terceira, essa trazendo como base a alta tecnologia (high tech) chamada revolução técnico cientifica e dando assim inicio ao V ciclo de Kondratiev, foram desenvolvidos os primeiros ultrassons com tecnologia de imagem, devido o desenvolvimento de um sistema de imagem chamado vidoson desenvolvido por Richard Siemens Soldner, que revolucionou a prática da ultrassonografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com