Aparelhos medição do ar
Por: Fabio Denis • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.326 Palavras (14 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS[pic 2]
Departamento de engenharia
GNE 247 – ELEMENTOS DE POLUIÇÃO DO AR
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA CONVENCIONAL E AUTOMÁTICA
Relatório Técnico
CAIO GUIMARÃES DENIS
matrícula: 201020605
Lavras – MG
Maio de 2015
Sumário
- Introdução................................................................................................................1
- Estação Meteorológica Convencional....................................................................3
- Instalação ......................................................................................................3
- Equipamentos................................................................................................4
- Escritório do observador ........................................................................... 8
- Abrigo Meteorológico ..................................................................................9
- Estação Meteorológica Automática.....................................................................11
- Instalação.....................................................................................................11
- Equipamentos...............................................................................................11
- Considerações Finais.............................................................................................13
- Bibliografia............................................................................................................14
- Introdução
A partir das observações visuais, realizadas na antiga Babilônica, cerca de 4000 anos a.C, as técnicas de observações meteorológicas têm avançado rapidamente ao longo do tempo, chegando-se aos satélites e ás plataformas orbitais atualmente usados. A meteorologia tem-se beneficiado sobre tudo com o avanço dos supercomputadores. Contudo, se por um lado o avanço tecnológico é um imperativo, não se pode dispensar as tradicionais técnicas de observações. O observador meteorológico continuará, ainda, sendo a peça fundamental na complexa estrutura do sistema de observações meteorológicas, imprescindível aos estudos diagnósticos e previsão do tempo.
A qualidade e confiabilidade dos dados meteorológicos são propósitos que devem ser perseguidos pelo sistema de coleta de dados, considerando, principalmente, que as informações obtidas são largamente utilizadas nos campos da engenharia, em geral, na agricultura, no manejo da irrigação, no gerenciamento de recursos hídricos e em pesquisas agropecuárias.
Estações meteorológicas são um conjunto de instrumentos que servem para observação dos fenômenos meteorológicos que ocorrem na troposfera ao nível da superfície terrestre. Pode ser feita por instrumentos com leitura direta ou através de instrumentos registradores. As leituras devem ser sistemáticas, ou seja, padronizadas no tempo; uniformes, ou seja, com pessoas treinadas e devem ser ininterruptas, ou seja, não falhar.
No Brasil, na rede oficial as leituras são feitas às 9, 15 e 21 horas de Brasília
As estações meteorológicas podem ser classificadas quanto a sua finalidade em:
- Estações climatológicas: tem por finalidade obter dados para determinar o clima de uma região, após um histórico de no mínimo 30 anos de observação. As medições realizadas são direção e velocidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, chuva, pressão atmosférica, nuvens, geadas, temperatura do solo, evapotranspiração, orvalho, evaporação e radiação solar.
- Estações agrometeorológicas: têm por finalidade fornecer informações para estudar a influência do tempo (elementos meteorológicos) sobre as culturas, além de realizar observações que determinam o crescimento e desenvolvimento das culturas.
- Estações meteorológicas aeronáuticas: utilizadas em aeroportos de grandes capitais, fornecem informações necessárias à segurança de vôos.
d)Estações sinóticas: objetivam a previsão do tempo. As medições realizadas são direção e velocidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, chuva, pressão atmosférica, nuvens, geadas.
e)Estações diferenciadas: outras estações que apresentem características específicas.
- Estação Meteorológica Convencional
Uma estação meteorológica convencional (EMC) é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer. Os instrumentos podem ser de leitura direta ou registradores, as leituras são realizadas sempre no mesmo horário, no Brasil às 9, 15 e 21 horas de Brasília que correspondem as 12,18 e 24 horas GMT.
É o tipo de estação que exige a presença diária do observador meteorológico para a coleta dos dados. Os equipamentos que constam em uma EMC são normalmente de leitura ou com sistema mecânico de registro.
2.1 Instalação
Todos os requisitos listados servem tanto para EMC como para EMA.
- Escolha do local
Deve ser representativo da região. Tem abrangência de aproximadamente um raio de 150 km2 ao redor da estação.
Requisitos da área:
a) exposição aos ventos gerais da região, devendo-se para não instalar em fundo de vale;
b) deve apresentar horizontes amplos, ou seja, não podem ter barreiras que impeçam a incidência da radiação solar ou que modifiquem o vento;
c) distante de cursos d’água pois modificam o balanço de energia;
d) o solo deve ser representativo da região, plano, que não acumulem água e deve ser gramada a fim de minimizar o efeito das diferentes texturas.
...