Aplicação do pcp em uma pizzaria (PCP)
Por: caiquemoreno • 14/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.937 Palavras (8 Páginas) • 1.169 Visualizações
ESTUDO DE CASO EM UMA PIZZARIA. UMA
ABORDAGEM À PRATICA DE PLANEJAMENTO E
CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)
Caique Moreno Campos
Graduando em Engenharia Mecânica – UFF e-mail: caiquemoreno@id.uff.br
Thales Garcia Rangel
Graduando em Engenharia Mecânica – UFF e-mail: thales_rangel@id.uff.br
Thiago Rodrigues de C. Quintas
Graduando em Engenharia Mecânica – UFF e-mail: thiagoquintas@id.uff.br
Osvaldo L. G. Quelhas
Doutor em Engenharia de Produção/UFRJ
Professor de Planejamento e Controle da Produção e-mail: quelhas@latec.uff.br
Abstract
The intention of the article was to approach the structure of a pizzeria with current PPC practices. Analyses were made from the study of the site conditions, physically and structurally, based on bibliographic research on the application of PPC tools. After it has been suggested solutions and improvements in the venture.
Key words: PPC, pizzeria.
1
Resumo
A intenção do artigo foi aproximar a estrutura de uma pizzaria com as práticas atuais de PCP. As análises foram feitas a partir do estudo das condições do local, física e estruturalmente, tomando como base pesquisas bibliográficas sobre as aplicações de ferramentas de PCP. Após foram sugeridas soluções e melhorias no empreendimento.
Palavras chave: PCP, pizzaria.
1. Introdução
A importância do planejamento e controle de produção já se fez necessária desde que as empresas se tornaram mais competitivas e inseridas no mercado. Só sobrevivem aquelas que estão mais bem preparadas para suprir a demanda e disputar a preferência dos clientes. Para isso, técnicas de gestão e planejamento são essenciais para o aumento da produtividade, redução de gastos e qualidade do produto final.
O mercado também impõe obstáculos como a sazonalidade e imprevisibilidade de demanda em alguns casos, e isto requer um olhar diferenciado para esta questão. Desta forma, o PCP também entra para disponibilizar diversas ferramentas e métodos para auxiliar no desempenho das organizações.
A constante transformação do consumidor, impõem a qualquer empresa, principalmente as do setor alimentício, grandes desafios, que fazem com que essas empresas tenham que se adaptar constantemente, adotando diferentes estratégias para acompanhar a forte concorrência.
Diante dos desafios impostos pela atual conjuntura, as empresas se vêem disputando cada mínima parcela de mercado, na busca de manutenção da competitividade. Nesse contexto, aumentar seus níveis de eficiência para, assim, desfrutar de um diferencial competitivo tem sido a tônica do planejamento estratégico das organizações.
No entanto, não se preocupar com o planejamento e controle da produção e todas as suas interferências na qualidade do produto final da empresa é, sem dúvida, deixar de lado uma grande lacuna para a sustentabilidade do diferencial competitivo de uma organização.
2
Nesse sentido, o artigo propõe avaliar o grau de aderência das organizações brasileiras às tecnologias atuais de PCP através de uma metodologia de estudo baseada de pesquisas de campo, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário estruturado.
2. Planejamento e Controle da Produção
No atual cenário de maior competitividade, o consumidor busca maior variedade, menor custo, alto padrão de qualidade, inovações, produtos confiáveis, e rapidez na entrega. Então, hoje o modelo a ser seguido é o de que “o cliente é o direcionador de todos os esforços realizados num sistema produtivo”, diferente dos modelos do passado, onde os clientes tinham pouca importância no planejamento da produção.
Diante deste contexto, a integração de todas as áreas da organização se tornou necessária para a manutenção de sua competitividade e, com isso, inevitavelmente as técnicas de PCP evoluíram, e com o emprego de soluções sistêmicas foram criados melhores controles para o atendimento das necessidades de produção e sua gestão, proporcionando maior flexibilidade, eficiência, redução dos custos (QUELHAS, 2004).
Todo o planejamento da produção de uma organização deve estar baseado numa avaliação crítica da previsão da demanda atual e futura, portanto, não deve apenas ter base sob a ótica operacional ou de curto prazo. A nova conjuntura exige considerar que as decisões sobre a produção devem obrigatoriamente estar alinhadas as decisões estratégicas da organização (curto, médio e longo prazo), significando que se deve definir como inserir ou manter seus produtos no mercado e de que forma pretende-se alcançar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Surge então o conceito de Estratégia da Produção ou da Manufatura, que através da qual as decisões a respeito do projeto e implementação de um sistema de planejamento e controle da produção passam a ser vistas sob uma ótica estratégica (QUELHAS, 2004).
Portanto, conclui-se que o PCP é a estratégia de toda organização, pois suas ações estão presentes em qualquer sistema produtivo, atua como mantenedor das relações entre as funções vitais da organização, operando e gerenciando dados, transformando-os em operações sequenciadas dentro do processo produtivo e auxilia a alta direção e gestores da organização nas tomadas de decisão.
3
3. Estudo de Caso em uma pizzaria
3.1. Layout
A pizzaria é dividida em processos, tais como a cozinha, o balcão, as mesas para consumo e o balcao de pagamento. A estrutura é linear, de modo a facilitar o fluxo de pessoas no horário de maior movimento, principalmente nos horários de almoço e à noite. A seguir, um exemplo de uma pizzaria genérico, como descrito acima:
Figura
...