Apresente Uma Definição Para Coeficiente de Poisson
Por: Gabriel Coelho Fernandes • 16/2/2021 • Trabalho acadêmico • 855 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO 2 – RES 01
Nome: Gabriel Coelho Fernandes
Matrícula: 180800084
Turma: Resistência dos Materiais I – Noturno
QUESTIONÁRIO 1 (AULA 9 – CAPITULO 3 HIBBELER).
- Apresente uma definição para coeficiente de Poisson.
Quando a carga é aplicada em uma barra, essa provoca uma mudança no comprimento e no raio da barra. A deformação gerada pela mudança no comprimento da barra é a deformação longitudinal (εlong), enquanto a gerada pela mudança no raio da barra, deformação lateral (εlat). Suas respectivas equações são apresentadas a seguir.
[pic 1] [pic 2]
L é o comprimento da barra e r é o raio da barra. δ e δ’ são, respectivamente a mudança no comprimento e no raio da barra.
Coeficiente de Poisson (v) é uma grandeza adimensional que relaciona a deformação na direção lateral e a deformação na direção longitudinal. Sua equação é dada por:
Figura 1 – Coeficiente de Poisson
[pic 3]
Fonte: Hibbeler 2009.
Cada material homogêneo e isotrópico possui um valor numérico único de Coeficiente de Poisson.
- Porque há um sinal negativo na equação para cálculo do coeficiente de Poisson?
A equação para o cálculo do coeficiente de Poisson possui sinal negativo pois o alongamento longitudinal (deformação positiva) provoca contração lateral (deformação negativa) e vice-versa.
- Quais os valores típicos para coeficiente de Poisson?
Os valores típicos para coeficiente de Poisson estão entre 1/3 e 1/4 (maioria dos sólidos não porosos).
- Em qual região do Diagrama tensão x deformação o coeficiente de Poisson é definido?
O coeficiente de Poisson é definido dentro da região elástica do diagrama de tensão x deformação, pois a razão entre as deformações é uma constante.
- Esboce o diagrama tensão x deformação típico para o aço em cisalhamento puro e descreva o comportamento da curva. Mostre os pontos típicos na curva.
Figura 2 – Diagrama tensão x deformação típico para o aço em cisalhamento puro.
[pic 4]
Fonte: Autor, 2020.
ԏLP é a tensão de cisalhamento do limite de proporcionalidade, ԏRUP é a tensão de cisalhamento de ruptura e ԏM é a tensão de cisalhamento máxima. γLP, γM, γRUP são as deformações do limite de proporcionalidade, máxima e de ruptura, respectivamente.
Quando um material (no caso, o aço) é submetido a uma força de cisalhamento, ele apresenta um comportamento linear elástico e um limite de proporcionalidade definido. Além disso, irá ocorrer endurecimento por deformação até que a tensão de cisalhamento máxima seja atingida. Por fim, o material começará a perder sua resistência ao cisalhamento até atingir um ponto no qual sofrerá ruptura.
- Descreva a lei de Hooke para cisalhamento.
A lei de Hooke para o cisalhamento descreve o comportamento elástico linear de um material, ou seja, a reta do início do diagrama tensão x deformação em cisalhamento. A figura 2 apresenta a equação da lei de Hooke para cisalhamento.
Figura 3 – lei de Hooke para cisalhamento.
[pic 5]
Fonte: Hibbeler, 2009.
ԏ é a tensão por cisalhamento, γ a deformação e G o módulo de elasticidade ao cisalhamento ou módulo de rigidez. A figura 3 apresenta uma equação que relaciona o módulo de elasticidade ao cisalhamento, coeficiente de Poisson e o módulo de elasticidade do material.
Figura 4 – Equação do módulo de elasticidade ao cisalhamento.
[pic 6]
Fonte: Hibbeler, 2009.
- Defina Limite de fluência.
A Fluência pode ser definida como a deformação de um material em relação ao tempo de atuação de uma tensão e/ou temperatura. Assim, podemos definir o limite de fluência como a tensão inicial mais alta que um material pode suportar durante um período, sem que aconteça a deformação por fluência.
...