TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Saneamento Basico

Por:   •  27/3/2016  •  Artigo  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 14

SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

O meio ambiente tem sido degradado de diferentes formas. Como exemplo, verifica-se que a água é utilizada como meio de transporte para dejetos e rejeitos, o solo é prejudicado pelo lançamento de lixo a céu aberto e a qualidade do ar é alterada pela emissão de gases nocivos pelas indústrias e veículos.

Assim, as ações de saneamento devem ter, dentre outros objetivos, o de assegurar um meio ambiente favorável à vida humana e de outros seres vivos, através do controle da poluição da água, do solo e do ar.

A poluição do meio ambiente é assunto de interesse público em todas as partes do mundo. Não apenas os países desenvolvidos vêm sendo afetados pelos problemas ambientais, como também os países em desenvolvimento. Isso decorre de um rápido crescimento econômico associado à exploração de recursos naturais. Questões como:

  • aquecimento da temperatura da terra;
  • perda da biodiversidade;
  • destruição da camada de ozônio;
  • contaminação ou exploração excessiva dos recursos dos oceanos;
  • a escassez e poluição das águas;
  • a superpopulação mundial;
  • a baixa qualidade da moradia e ausência de saneamento básico;
  • a degradação dos solos agricultáveis; e
  • a destinação dos resíduos (lixo).

Ao lado de todos esses problemas estão, ainda, os processos de produção (industrialização) utilizados para extrair matérias-primas e para transformá-las numa multiplicidade de produtos para fins de consumo em escala internacional. Embora se registrem progressos no setor das técnicas de controle da poluição, para diversos campos da indústria de extração e de transformação, é preciso reconhecer que não há métodos que propiciem um controle absoluto da poluição industrial.

As considerações econômicas exercem um grande papel quando se trata de definir a melhor tecnologia disponível, que até certo ponto é influenciada por fatores relativamente independentes das necessidades de controle da poluição. Existem indícios, por exemplo, de que muitas empresas de grande porte tendem a se transferir para áreas sem padrões rígidos de controle, instalando-se em países em desenvolvimento que, na busca de investimentos econômicos, aceitam a poluição como um mal necessário.

Os grandes problemas ambientais ultrapassam as fronteiras territoriais e devem ser tratados de forma global, pois afetam a vida de todos no Planeta. Daí se explica porque países mais desenvolvidos colocam barreiras à importação de produtos resultantes de processos prejudiciais ao meio ambiente.

Pesquisa 01 – Como é possível conciliar a necessidade de se produzir bens de consumo e diminuição da poluição ambiental? Pesquise a respeito da análise de ciclo de vida e explique se este estudo pode contribuir no controle da poluição.

A ONU vem fazendo um esforço no sentido de reverter o processo acelerado de degradação dos recursos naturais no mundo, que também tem como causas a explosão demográfica e as precárias condições de vida de grande parte da população.

Mais de um bilhão dos habitantes da Terra não têm acesso à habitação segura e aos serviços básicos de saneamento como: abastecimento de água, rede de esgotamento sanitário e coleta de lixo.

A falta de todos esses serviços, além de altos riscos para a saúde, são fatores que contribuem para a degradação do meio ambiente. A situação exposta se verifica especialmente nos cinturões de miséria das grandes cidades, onde se aglomeram multidões em espaços mínimos de precária higiene.

Os ciclos biogeoquímicos

Na natureza, diversos elementos químicos e compostos químicos essenciais à vida terrestre participam ativamente dos processos biológicos, geológicos e químicos. Deste modo, suas características devem ser estudadas para se entender a interações, e como as atividades antrópicas (humanas) podem interferir e modificar seu equilíbrio dinâmico.

Assim como o ciclo da água é importante ao estudo da hidrologia aplicada, o ciclo biogeoquímico é fundamental para se conhecer os processos dos elementos químicos nos organismos vivos e sua circulação no ambiente.

Entende-se por ciclo biogeoquímico o movimento cíclico de elementos químicos entre o meio biológico e o ambiente geológico. Todos os 30 a 40 elementos necessários ao desenvolvimento dos seres vivos circulam na biosfera. No quadro 6.1, encontram-se relacionados os elementos químicos mais presentes nos tecidos vivos, relacionando-os com a sua proporção na crosta terrestre.

[pic 2][pic 1]

Os principais elementos para o homem e a maioria dos seres vivos são CHON (carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio).

O fator mais importante de um ciclo biogeoquímico constitui-se no fato de que os componentes bióticos e abióticos aparecem intimamente entrelaçados. Todos os ciclos biogeoquímicos incluem seres vivos; sem a vida, os ciclos biogeoquímicos cessariam e, sem eles, a vida se extinguiria.

A interferência do homem nos ciclos biogeoquímicos dá-se basicamente pela utilização do ar, da água ou do solo como sumidouro de seus despejos. Muitas substâncias são tóxicas, atacam o sistema respiratório de plantas e animais, causam danos aos tecidos das folhas, destroem os microrganismos dos solos, alteram as trocas gasosas, contribuindo para inibir o desenvolvimento da vida nesses ambientes. O homem também contribui para tornar o processo acíclico, quando, por exemplo, extrai e trata rochas fosfatadas, produzindo fertilizantes fosfatados que são usados na agricultura. Posteriormente, estes atingem os corpos d'água, concorrendo para o processo de eutrofização, provocando sérios desequilíbrios nas águas.

pesquisa 02        Pesquise a respeito dos ciclos biogeoquímicos do carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Descreva sua importância e as interferências humanas que podem ocasionar desequilíbrios.

[pic 3]

[pic 4]

Poluição e principais poluidores

Poluição é tudo que ocorre com um meio e que altera prejudicialmente suas características originais, de forma a:

- afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

- criar situações adversas às atividades sociais e econômicas; e

- ocasionar danos relativos à flora, à fauna e a qualquer recurso natural, aos acervos históricos, culturais e paisagísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (923 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com