As Ciências do Ambiente
Por: samuraisamara • 5/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 574 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
INSTITUTO POLITÉCNICO – IPUC MG
Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação
Joel Gonçalves de Oliveira
Ciências do Ambiente
Relatorio de Sustentabilidade
Gestão ambiental e redução de impactos
(Resumo)
Belo Horizonte
2019
Gestão ambiental e redução de impactos
A preservação e a redução de impactos fazem parte das estratégias de sustentabilidade da grande montadora global Nissan, que por sua vez está atenta a mudanças climáticas, consumo de energia, emissão de gases, recursos naturais, utilização de recursos minerais, entre outros.
A Nissan faz um estudo constante dos efeitos diretos e indiretos de suas atividades no meio ambiente. E tem como filosofia a simbiose de pessoas, veículos e natureza, e como política corporativa eco-inovação que visa o desenvolvimento de uma sociedade de mobilidade sustentável e para este fim trabalha com novas tecnologias.
Uma de suas unidades fica em Resende (RJ) que é a mais moderna e almeja ser uma das mais sustentáveis de todo o mundo , em volta da fábrica se mantém um cinturão verde de 12 hectares contribuindo para a preservação da biodiversidade , além de ajudar no equilíbrio e na absorção de gases que são emitidos na atmosfera pela fábrica . Por essa iniciativa a Nissan está incluída pela ONG internacional carbon desclosure Project (CDP) no grupo de 5% das corporações que participam do programa de aliança climática. Todos os funcionários passam pelo processo de integração que possui o módulo de meio ambiente, e além disso trabalha a conscientização ambiental por redes de comunicação. O foco de curto médio prazo é a redução de resíduos nas diferentes etapas de produção. Dentro da empresa acontece uma coleta seletiva que visa maximizar a chance de reciclagem do lixo.
Outra grande questão para sustentabilidade está ligada ao consumo de energia e gás, para reduzir o consumo de água existem algumas iniciativas como a implementação de um sistema de recirculação de água na área de teste da qualidade de veículos em dezembro de 2015. A Nissan conseguiu em 2015/2016 melhorar o desempenho no consumo de água por veículo.
Em relação ao consumo de energia foi iniciado a troca de lâmpada fluorescentes para lâmpadas de LED que são mais econômicas, duram mais, a energia fornecida para a planta da empresa em Resende (RJ) é de hidroelétricas, ou seja, de uma fonte renovável.
a redução do consumo de água e energia já é uma meta, o que é bom, pois mantem o foco da empresa. Outra inovação que ajuda o meio ambiente é o uso de matérias menos agressivo, por exemplo no setor de pintura se utiliza tintas a base de água, isso reduz o uso de solventes.
alguns equipamentos com empilhadeiras e rebocadores são 80% elétricos, diminuindo o consumo de combustível, e para transferência predial é usado uma empilhadeira com sistema de GLP que reduz o índice de emissões de gases da fábrica, pois a queima desse gás, não produz gases tóxicos e nem poluentes.
...