As Fundações Questões
Por: Ryan Da Silva Lima • 5/10/2020 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
- Fundações são elementos estruturais que tem por finalidade transmitir cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar ruptura da mesma.
- Capacidade de carga de um solo é a tensão que provoca a ruptura do sistema solo-fundação e Tensão admissível é a tensão de de projeto, que no caso é a capacidade de carga do solo, dividida pelo coeficiente de segurança.
- Recalque é quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação,então sobre o termo de recalque admissível se entende como o máximo afundamento previsto no projeto para determinada estrutura sem que cause dano a mesma.
- Com relação a profundidade de assentamento as fundações são classificadas em rasas e profundas, sendo exemplo de fundações rasas as sapatas e radier e exemplo de fundações profundas a estaca profunda e caixão e quanto a forma de distribuir carga ao terreno elas são classificadas em diretas e indiretas sendo exemplo de diretas as sapatas e radier e de indiretas estacas profundas e tubulões a céu aberto.
- Sapata corrida é caracterizada por ser uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, fazendo com que assim o peso da construção seja distribuído linearmente para o solo.
- Sapata isolada é um dos tipos de fundações superficiais mais simples, sendo ela dimensionada para suportar a carga de apenas um pilar ou coluna.
- Fórmula de terzaghi: Tensão de ruptura= cNc+qNq+1/2yBny - cujo solo foi admitido como ruptura generalizada.
Sendo cNc- leva em conta a resistência coesiva do solo localizado abaixo de uma sapata corrida.
qNq- leva em conta o solo localizado acima da base da sapata.
0,5.y.B.Ny- representa a resistência decorrente do ângulo de atrito interno do solo localizado abaixo da base da sapata corrida.
a) Corrige os valores da coesão e do angulo de atrito interno c´=2/3c tendo novos valores de Nc,Nq e Ny, sendo eles tabelados.
b) Tensão de ruptura=cNcSc+qNqSq+1/2yBNySy , sendo que os valores de Sc,Sq e Sy respectivamente para sapatas quadradas são: 1,3 1,0 e 0,8.
c) Tensão de ruptura=cNcSc+qNqSq+1/2yBNySy , sendo que os valores de Sc,Sq e Sy respectivamente para sapatas circulares são: 1,3 1,0 e 0,6.
d) Tensão de ruptura=cNcSc+qNqSq+1/2yBNySy , sendo que os valores de Sc,Sq e Sy respectivamente para sapatas retangulares são: 1+0,3B/L 1 e 1-0,2B/L.
8) Quando a profundidade do assentamento da fundação em relação ao terreno é acima de 1.5 desconsidera o nível da água e abaixo de 1,5 considera o nível da água, sendo calculado através das tensões efetivas.
- Para que essas informações sejam obtidas e conhecidas, são aplicadas cargas sobre determinada superfície do terreno que consistem em placas rígidas especializadas e é realizado o assentamento vertical resultante e a penetração é medida. Esse ensaio nada mais é que uma prova de carga feita com um modelo reduzido da fundação superficial desejada.
- Para o dimensionamento de sapatas, que é um tipo de fundação superficial, é necessário que o projetista defina uma tensão admissível do solo. Este valor será utilizado para determinar as dimensões da sapata, de modo que os esforços solicitantes não ultrapassem o valor da tensão admissível na interface solo-sapata. O ensaio SPT consiste em que, através do número de golpes necessários para cravar os últimos 30 cm do amostrador padrão, pode-se estimar qualitativamente o estado de compacidade ou consistência do solos. podendo assim então ser determinada a capacidade de carga. A norma de fundações recomenda um furo a cada 200 m2, para obras de construção entre 400 m2 e 1200 m2, sendo necessário então 4 furos.
...