As Matrizes Energéticas
Por: camillylamon • 18/8/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 519 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
CURSO: ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
PROJETO: FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA – FÍSICA I
NOME:_CAMILLY DA SILVA LAMON SODRÉ__
MATRICULA:__20231200010__
ENTREGA DA FASE 1.
INTRODUÇÃO
Neste projeto, vamos fazer um estudo de caso acerca das alternativas de geração de energia elétrica descentralizada (offgrid), para o bairro Fragoso, na cidade de Miguel Pereira (coordenadas: -22,589537/-43,193614).
OBJETIVO DA FASE
Começaremos olhando a situação de geração a nível mundial e nacional, com as grandes geradoras (ongrid), após, analisaremos como é possível adaptar tal matriz energética pode ser adaptada para o sistema offgrid.
DESENVOLVIMENTO DA FASE
É necessário, antes de comentar sobre matriz energética, saber a diferença entre "matriz energética" e "matriz elétrica". Enquanto a primeira representa um conjunto de fontes de energia em geral de um país ou estado, que abrange as diversas fontes utilizadas para suprir a demanda de energia, seja ela elétrica (para cozinhar no fogão, movimentar carros, entre outros) ou de outras formas, a segunda representa exclusivamente a parcela de geração de energia elétrica.
Dessa forma, a matriz energética é dividida em dois grupos: as renováveis, como hidrelétricas, usinas eólicas e solares, e as fósseis, como petróleo e seus derivados, gás natural e carvão mineral.
A matriz energética mundial é composta principalmente por fontes não renováveis, representando um expressivo número de 85% do total das fontes utilizadas. O carvão mineral, por exemplo, foi a fonte mais utilizada na industrialização de vários países no passado, e o petróleo e seus derivados permitiram o avanço do setor de transporte e da indústria automotiva. Por outro lado, fontes de energia renováveis, como solar, eólica e geotérmica (marcado como outros), correspondem juntas a apenas 2,5% da matriz energética mundial. Somada a fontes como energia hidráulica e biomassa, as fontes renováveis de energia totalizam aproximadamente 15%.
[pic 1]
Diferentemente do resto do mundo, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta, com 44,8% do seu mix energético gerado por fontes renováveis. Isso inclui lenha, carvão vegetal, energia hidráulica, derivados da cana-de-açúcar e outras fontes renováveis, representando quase metade da nossa matriz. Dessas fontes, dois terços correspondem à geração hídrica. Considerando que as fontes não renováveis são as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, essa característica da nossa matriz energética se torna ainda mais importante.
[pic 2]
Depois de termos conhecido as fontes de geração de energia, a dúvida que surge é: quanto de energia essas diferentes fontes produzem? Mundialmente falando, temos o valor de 2,7 x 10^4 TWh (IEA, 2022; total: 27 milhões de GWh - gigawatt-hora). Utilizando essa informação de produção por hora, se considerarmos um dia inteiro, teremos a produção mundial de 6,48 x 10^2 TW por dia. Levando em consideração a duração média de um mês (30 dias), a produção de energia mundial mensal estaria em torno de 1,944 x 10^2 TW.
...