As Reações Químicas
Por: thatxy • 21/5/2015 • Relatório de pesquisa • 686 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
INTRODUÇÃO
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apóia são baseados em fatos experimentais, uma reação química é a transformação da matéria onde ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Essas reações podem ser representadas através de equações, usando símbolos e números para descrever, respectivamente, os nomes e proporções das diferentes substâncias presentes numa reação química. Essas equações são de uso universal, podendo ser usadas em qualquer lugar do mundo da mesma forma, nelas os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação, enquanto que os produtos são colocados à direita.
OBJETIVO:
Detectar, de modo qualitativo, evidências de ocorrência ou não de uma reação química. Observar o processo onde uma substância é transformada em outra (ou outras). Envolve mudanças relacionadas à alteração nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na conversão do tipo de energia entre dois tipos de isômeros.
REAGENTES → PRODUTOS
Uma reação muito comum é a que envolve as substâncias inorgânicas como: os ácidos, bases, sais e óxidos.
As reações químicas obedecem a duas leis: as ponderais e as volumétricas. As leis ponderais estudam as relações entre a massa dos reagentes e a massa dos produtos numa reação. As principais leis ponderadas são: as leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. A lei de Lavoisier, ou da conservação da massa, como é conhecida, diz que a massa dos reagentes, num sistema fechado, é igual a massa dos produtos, obedecendo a frase que diz: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”:
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Materiais e reagentes
- Tubos de ensaio;
- Galeria (estante para tubos de ensaio);
- Conta gotas;
- Espátula de metal;
- Ácido clorídrico (HCL);
- Al PM: 26,98;
- Nitrato de Chumbo (PB3)2 a 0,1 mol/L;
- Iodeto de Potássio (KI) a 0.1 mol/L;
- Nitrato de Cálcio CC (HO3)2 a 0,1 mol/L;
- Carbonato de Amônio (NH4)2 CO3 a 0,1mol/L.
PROCEDIMENTO
Sobre orientação da Profª. Drª. Maria Clara, foram feitos três experimentos ao qual foram usados substancia químicas que misturadas em tubos de ensaio obtivemos algumas reações.
Tubo 1: Com o conta gotas foram adicionados algumas gotas de Nitrato de Chumbo PB (NO 3 )2 0,1 mol/L + Iodeto de Potássio KI 0,1 mol/L.
Tubo 2: Com o conta gotas foram adicionados algumas gotas de Nitrato de Cálcio CC (HO3)2 a 0,1 mol/L + Carbonato de Amônio (NH4)2 CO3 a 0,1mol/L.
Tubo 3: Utilizando uma espátula de metal foi colocada uma pequena quantidade de Alumínio Metálico P.A PM: 26,98 + Ácido clorídrico (HCL) 6 mol/L.
RESULTADOS
A mistura das soluções do tubo 1.
Pb(NO 3)2(e) + 2 KI (e) → PbI2(s) +2KNO3(e)
Resultou em uma reação precipitada de tonalidade amarelada PbI 2.
A mistura das soluções do tubo 2.
Ca (NO 3)2 + (NH4)2CO3 → CaCO3+2NH4NO3
Resultou em uma reação precipitada de coloração esbranquiçada CaCO3.
A mistura das soluções do tubo 3.
3 AL (s) + 3HCL (e) →ALCL 3 (e) + 3/2 H2(g)
Resultou em uma reação efervescente devido ao hidrogênio, de temperatura exotérmica, com liberação de gás.
CONCLUSÃO
A matéria encontra-se em transformação permanente na Natureza. Sob a ação de agentes, a matéria pode sofrer alterações em seu estado físico ou químico. Assim, reação química é o processo pelo qual átomos ou grupos de átomos são redistribuídos, resultando em mudança na composição molecular das substâncias. Através dos experimentos realizados, vários itens teóricos no aprendizado da Química, foram observados, como a formação de precipitados, a liberação ou absorção de calor em uma reação, mudança de cor, formação de novos compostos e mudanças no pH. Adquiriu-se assim um treino valioso para análise qualitativa de uma reação, buscando os indícios que ilustram as reações envolvidas, e fixou-se com a observação prática dos vários conceitos sobre reações.
...