As Rochas Ornamentais
Por: athurlima12 • 29/11/2017 • Monografia • 6.053 Palavras (25 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas
Campus Poços de Caldas
Curso Superior em Engenharia Civil
Rochas Ornamentais
Professora
Alunos:
POÇOS DE CALDAS
NOVEMBRO DE 2017
[pic 2]Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas
Campus Poços de Caldas
Curso Superior em Engenharia Civil
Relatório dissertativo relativo as rochas ornamentais, seus tipos, tecnologias de fabricação e utilização, como parte integrante da nota para aprovação na disciplina de Geologia, 5º período do Curso de Engenharia Civil, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
POÇOS DE CALDAS
OUTUBRO DE 2017
LISTA DE FIGURAS
Figura 01: Laudo obtido pela máquina no ensaio de tração do aço..................08
Figura 02: Aço 50 após o rompimento...............................................................09
Figura 03: Ensaio do Tijolo de Concreto............................................................10
Figura 04: Ensaio de Compressão com o tijolo baiano.....................................11
SUMÁRIO
SUMÁRIO 4
NTRODUÇÃO 5 e 6
DESENVOLVIMENTO 7
1.Principais Características 8
1.1.Os granitos 8
1.2.Os marmores e travertinos 9
1.3.Quartzitos, arenitos e conglomerados 10
1.4.Ardósias 11
2.Fases do processo de produção de rochas 12
2.1.Extração 13
2.2. Impactos ambientais no processo de extração 9
2.3. Beneficiamento 9
2.4.Acabamento de superfícies 9
3.Cuidados na Armazenagem 11
4.Recomendações para aplicação 11
4.1.Recomendações para argamassa 12
4.2.Recomendações para execução de juntas 13
4.3.Recomendações para aplicação de rejuntes 14
5.Produção de blocos com resíduo de serragem de rochas ornamentais 14
CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRAFIA 16
INTRODUÇÃO
No setor de rochas ornamentais e de revestimento, o termo granito mostra um amplo conjunto de rochas silicáticas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, basaltos e os próprios granitos.
Fonte : MAURO (2011) http://pos.demc.ufmg.br/novocecc/trabalhos/pg2/74.pdf
As rochas ornamentais são materiais que anexam valor principalmente através de suas características estéticas, destacando-se o padrão cromático, desenho, textura e granulação.
No referente à classificação comercial. Os principais tipos de rochas ornamentais são os granitos e os mármores. Outros tipos de matérias rochosas também incluídas no campo das rochas ornamentais são os travertinos, quartzitos, arenitos, conglomerados, ardósias, etc. As rochas que não exigem acabamento superfície para a sua utilização em revestimento são genericamente referidas no mercado como pedras naturais.
Devido a associação da ABNT, no termo 15.012:2003, diz que as rochas ornamentais são definidas como: material rochoso natural, sujeitado a diferentes graus ou tipos de beneficiamentos, utilizado para exercer uma função estética. A rocha para revestimento corresponde à rocha natura, que ao passar por processos de diversos beneficiamentos, é utilizada no acebamento de superfícies, principalmente em pisos, paredes e fachadas, em obras de construção civil. A pedra de revestimento corresponde ao material rochoso natural escolhido, beneficiado e tendo formatos e tamanhos específicos, para servir a requisitos dimensionais exigidos para fins de estruturas ou arquitetônicas
A seguir, citamos algumas aplicações mais comuns: Este material se adequá em qualquer lugar, em edificação ou casas, sendo o inúmeros de usos e características do seu ponto marcante, fato este que confere uma personalidade única a cada peça ou conjunto de peças. A possível utilização deste material e o local que haverá a sua aplicação são tão grandes como suas cores. Logo a baixo, citamos algumas aplicações mais comuns no dia a dia.
- Revestimento de Pisos;
- Revestimento de Escadas;
- Revestimento de Paredes;
- Revestimento de Fachadas;
- Bancadas de Pias e Lavatórios;
- Móveis e Tampos;
- Peças de Decoração;
- Colunas Maciças;
- Arte Funerária.
http://www.sigmadobrasil.com.br/noticia-cartilha-de-aplicacao-de-rochas-ornamentais.php
De acordo com o geólogo Cid Chiodi filho, as rochas ornamentais e de revestimento são retiradas em blocos. chiodi filho fala que as rochas ornamentais são usadas na criação de peças isoladas, como esculturas, tampos, pés de mesa, balcões, lápides e em edificações no revestimento interior e exterior.
Chiodi filho diz que '' Os avanços tecnológicos permitiram o aproveitamento e a difusão de diversas rochas anteriormente não comercializadas, enquanto as novas utilizações viabilizaram soluções estéticas, funcionais e confiáveis na construção civil''.
De acordo com a superintendente do Centro das Indústrias Exportadoras de Rochas Ornamentais (Centro Rochas), Olívia Tirello, o Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. É responsável por 47% da produção interna do país. Segundo ela, o estado concentra mais da metade do parque industrial brasileiro do setor, tanto em número de teares equipamentos utilizados para a serragem dos blocos de rocha, transformando-os em chapas) e empresas, quanto em termos de crescimento. (De acordo com Olívia Tirello, o Espírito santo
...