As Tintas Ecológicas
Por: Amanda Barroso • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Tintas ecológicas
As tintas formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou COVs (Composto Orgânico Voláteis-Liberam hidrocarbonetos aromatizados, que agridem a camada de ozônio e é prejudicial à saúde). Mas na verdade não basta apenas isso para ela ser considera ecológica, deve ser isenta também de pigmentos à base de metais pesados, fungicidas sintéticos e derivados do petróleo.
Infelizmente muitas empresas se aproveitam de produtos à base de água para dizer que são ecológicas, no entanto, é possível que encontremos substâncias químicas como o benzeno, tolueno, xileno, etanol, entre outros.
As tintas ecológicas podem ser divididas em três tipos: minerais, vegetais e com insumos de animais. Para ser ecológica, a tinta necessita ter seu ciclo de vida avaliado, como, por exemplo, o prejuízo energético que pode causar, consumo de água, fluídos gerados em embalagens, descarte e reciclagem de materiais.
Tintas ecológicas minerais:
Tinta Mineral Natural é normalmente à base de terra e emulsão aquosa. As tintas a silicato podem ser aplicadas em paredes com massa corrida comum. Também podem-se aplicar tintas minerais em paredes de cimento desempenado, com massa fina aplicada ou em paredes de terra, de tijolinho comum ou à vista ou solo-cimento. A data de validade é menor (por ser natural e não ter conservantes) e, não tendo produtos químicos em sua composição, demoram mais tempo para secar depois da aplicação. O ponto positivo é que elas podem ser descartadas com o lixo comum, sem causar contaminação.
Produção de Tintas ecológicas:
Baseado nas cores de tinta de maior consumo, foi descoberto que é possível produzi-las de maneira sustentável, sem agressão ao meio ambiente e sem alergias causadas pelo cheiro das tintas industrializadas. A composição da maioria vem de água, terra, cal ou elementos naturais que possuem pigmento (como o urucum). Para produzir, é necessário peneirar várias vezes o elemento que irá dar o pigmento. Depois, faz-se a mistura líquida para dissolver o material, na mistura será colocada uma medida de cola branca para duas medidas de água. Quanto à consistência, o ideal é ir misturando os componentes, até obter a consistência aplicável, não muito líquida e nem muito pastosa. Deve ser usada no mesmo dia de sua produção e a aplicação é igual a tinta convencional
Vantagens e desvantagens de um modo geral:
Vantagens:
-Troca de calor entre os ambientes, deixando a parede “respirar”;
-Deixa a temperatura dos cômodos mais agradáveis;
-Como a tinta ecológica não possui COVs, torna-se mais seguro para quem vai aplicar;
-Se feita de maneira correta e totalmente ecológica, não causa nenhum dano ao meio ambiente;
Desvantagens:
-Menor prazo de validade do que as convencionais;
-Menor rendimento;
-Maior tempo de secagem;
-Custo maior;
...