Principais áreas de aplicação de tinta
Artigo: Principais áreas de aplicação de tinta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacarolina1 • 22/10/2013 • Artigo • 835 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
TINTAS
Quando falamos nas tintas num sentido mais abrangente, compreende-se qualquer material de revestimento, de consistência líquida ou pastosa, apto a cobrir, proteger e uma superfície. (No sentido de atuar como um escudo, de forma a impedir a ação dos vários agentes agressivos exteriores), decorar e/ou de lhe conferir determinadas propriedades especiais.
Segundo o seu uso podem ser brilhantes, transparentes ou não, coloridas ou incolores, bem como apresentar resistência a determinados tipos de agentes agressivos. Duas são, portanto, as funções que normalmente deve preencher uma tinta, quais sejam a de proteger e a de embelezar.
Nesta concepção, tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície apropriada, no estado em que é fornecida ou após diluição ou dispersão em produtos voláteis, ou fusão, é convertível, ao fim de um certo tempo, numa película sólida, contínua, corada e opaca. A qualidade pretendida, o fim a que se destina a tinta, o fator econômico, entre outros. São elementos que podem condicionar a proporção dos constituintes:
*Facilidade na aplicação
Ao utilizarmos o método de aplicação, seja ele qual for à tinta deverá estar na consistência. Carreta para facilitar a aplicação.
*Rápida secagem
As grandes áreas de aplicação são em regra gerais de difícil secagem, principalmente nas secagens muito rápidas. Uma tinta brilhante, para aplicação à trincha em madeira, não deverá secar muito depressa. No entanto, qualquer pintura deverá estar pronta a ser repintada no dia seguinte, se necessário.
*Boa aderência
Para termos sucesso numa pintura
As tintas ecológicas, solúveis em água, têm a mesma qualidade das regulares. Produzidas à base de derivados de petróleo, como aguarrás e tíner, a maioria das tintas comprometem a natureza e o bem-estar das pessoas que trabalham ou têm de conviver com seu cheiro forte. Atentas ao desagravo do consumidor a esses fatores, as indústrias desse setor vêm investindo fortemente em tintas ecológicas.
Solúveis em água e com concentração baixa ou nula de compostos orgânicos voláteis (os chamados VOC’s, que evaporam rapidamente e danificam a camada de ozônio), elas mantêm a qualidade, aplicabilidade e durabilidade das tintas tradicionais.
Para o profissional, apesar de o custo ser em média de 10% a 20% superior que o das tintas tradicionais, a opção pelas ecológicas vale a pena quando se tem em vista os benefícios a longo prazo para a natureza. Isso sem falar que elas são uma alternativa para pessoas que sofrem de irritabilidade e alergias.
Um exemplo é a Metalatex Eco Telha Térmica, indicada para a pintura de telhados. Para Patrícia Fecci, gerente de produtos da Sherwin-Williams, fabricante da tinta, “um dos principais diferenciais é o alto índice de reflexão da luz solar”.Isso garante que, no verão, as telhas pintadas mantenham a temperatura da residência mais amena e que, no inverno, elas transfiram a energia absorvida para o interior da construção, aquecendo-a. Assim, além de ser um produto não agressivo ao meio ambiente – por ser à base de água –, a Metalatex Eco Telha Térmica é capaz de reduzir o consumo da energia gasta com ventiladores e condicionadores de ar.
A Coral também inovou ao retirar da natureza 56 milhões de embalagens PET e utilizá-las na
...