Asfalto Ecologico
Por: Cristiane Malta • 13/11/2015 • Projeto de pesquisa • 3.222 Palavras (13 Páginas) • 311 Visualizações
[pic 1]
ANA CRISTINA
CRISTIANE DA COSTA MALTA
GABRIELLA RODRIGUES
IAGO BARROS DE MATOS
JENNYFER COSTA MARQUES
LUIZ FELIPE MOURA
RICARDO CAVALCANTI CALVO
TÍTULO:
ASFALTO ECOLOGICO
SÃO PAULO
2014
[pic 2]
ANA CRISTINA 6614400
CRISTIANE DA COSTA MALTA 4683248
GABRIELLA RODRIGUES 6511670
IAGO BARROS DE MATOS 5829765
JENNYFER COSTA MARQUES 6050322
LUIZ FELIPE MOURA 6306251
RICARDO CAVALCANTI CALVO 6433880
TÍTULO:
ASFALTO ECOLOGICO
Projeto Integrado I apresentado ao curso de Engenharia Ambiental.
Orientadora: Professora Claudia Rodrigues Dias.
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Servindo para ligar cidades, estados, e até mesmo países, as estradas fazem parte do cotidiano de toda a população.
Não se sabe exatamente quando elas surgiram, mas, os primeiros registros bibliográficos de estradas de pedra foram encontrados na época da idade média durante o Império Romano. Desde então foram se desenvolvendo para acolherem as novas invenções, e esse desenvolvimento acarretou em grandes impactos que estão se refletindo até os dias atuais, dentre eles podemos destacar os desmatamentos em grande escala, a impermeabilização e poluição do solo e dos lençóis freáticos, e a liberação do dióxido de carbono (grande responsável pelo aquecimento global), gerado tanto na produção do asfalto, quanto pelos veículos e demais meios de transporte que trafegam diariamente por essas estradas.
Devido esses impactos, se fez necessário mudar o rumo dessa história, e com isso novas tecnologias foram criadas para ajudar o planeta. O asfalto ecológico é um deles e foi desenvolvido e implantado inicialmente pelos norte-americanos. É fabricado a partir da borracha dos pneus usados pelos veículos, e além de dar um destino a esse material, também aumenta a vida útil dos pneus que transitam por ele, a durabilidade do pavimento e diminui o risco de acidentes por ter maior aderência. Apesar dessas grandes vantagens, essa tecnologia ainda custa 30% a mais que o asfalto comum.
Embora seja uma melhoria, o asfalto ecológico não é a solução, além dessa, outras tecnologias estão sendo estudadas para minimizar os impactos no meio ambiente, como exemplo podemos citar o asfalto que absorve água da chuva e asfalto que absorve poluição.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. O PAVIMENTO
1.1. DEFINIÇÃO DE ASFALTO
1.2. USO DO ASFALTO
1.3. IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO USO DO ASFALTO
2. TECNOLOGIA DO ASFALTO DE BORRACHA
2.1 CUSTO
2.2. TECNOLOGIA DO ASFALTO DE BORRACHA NO BRASIL
2.2.1. TRECHOS COM ASFALTO DE BORRACHA NO BRASIL
2.2.2. ESTRADAS COM A TECNOLOGIA ECOLÓGICA
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
3.1 PNEUS INSERVÍVEIS
3.2. LEGISLAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Índice de Figuras
Figura 1. Derivação do Petróleo
Figura 2. Borracha Moída de Pneus Irreversíveis
Figura 3 Fabricação do Asfalto de Borracha (Ecologico)
Figura 4 O asfalto-borracha aplicado na via Anchieta (do km 10 ao km 40)
Figura 5. Ciclo dos Pneus inservíveis
Figura 6. Pneus descartados na natureza
INTRODUÇÃO
Em todo mundo todas as pessoas precisam se locomover, e pensando na facilidade dessa locomoção vem evoluindo em grande escala o uso da principal via de transporte: as estradas. Responsável pelo trânsito de veículos, ele é recoberto pelo asfalto um elemento químico contaminante ao meio ambiente e ao solo.
Essa pesquisa objetiva identificar os principais benefícios do uso da borracha irreversível de pneus na construção de rodovias e pela necessidade da minimização de impactos e do desenvolvimento de gestão de resíduos. Visa demonstrar os benefícios do uso de um resíduo de difícil destinação em algo de uso comum a toda comunidade, ainda como garantia que os mesmos, no momento da instalação, prevejam os itens básicos necessários para garantir que a Gestão Ambiental possa ser aplicada, através das legislações aplicáveis a obrigatoriedade e os benefícios da reutilização de resíduos.
...