TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 4.1 Gerencia de Riscos

Por:   •  13/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4
  • Como convencer a empresa a contratar teus serviços (ou acatar tua sugestão) para implantação de um sistema de gerenciamento riscos da saúde do trabalhador que vá além da mera montagem de documentos legais como PPRA, PGR, PPEOB, PCMAT?

Boa tarde.

Não quero ser repetitivo, mas sem estudo, hoje em dia não convencemos ninguém de nada. Como já comentei em outro fórum, a quantidade de acidentes na atividade de óleo e gás, diminui muito ao longo dos últimos anos devido ao grande investimento em gerenciamento de riscos. Mas antes de vender meu peixe, vou relatar dois casos que ocorreram esse mês, infelizmente um com fatalidade.

Primeiro caso: Um colaborador de uma Empresa Multinacional, com mais de oito anos em atividade de exploração de óleo e gás, ao fazer uma conversão em rodovia federal ocasionou um acidente que lhe tirou a vida.

Segundo caso: O Coordenador de QSMS ao realizar a vistoria nos veículos da Empresa, verificou que o extintor estava completamente vazio, sendo que esse veículo foi retirado da locadora no início do mês, e o responsável pelo mesmo, já havia percorrido mais de quatro mil quilômetros.

Temos diversas ferramentas desenvolvidas pela Empresa: checklist, APR, PPRA, etc. Mas existem duas grandes falhas, na minha opinião estaria entre as maiores causas de acidentes: a autoconfiança e falta de compromisso, sendo que o Colaborador colocou sua vida em prol dessas causas, que infelizmente se foi.

Em primeiro lugar, antes de nos matricularmos em uma Especialização em Segurança no Trabalho, temos que ter em mente que vamos estar assumindo um compromisso com as vidas alheias, por que depois não adianta falar: “Não sabia disso ou daquilo”. Não podemos simplesmente dar “Ctrl C” e “ Ctrl V” em documentos da inernet ou de outra Empresa que trabalhamos, cada atividade, canteiro de obras, projeto tem suas peculiaridades e rsicos, e somente temos certeza de que aquele documento está pronto para ser adotado, após muito estudo e pesquisa das diversas etapas que o compõem.

Então a melhor e única forma de convencermos uma Empresa, a nos contratar ou nos escutar, é com conhecimento.

Boa tarde.

Voltando a falar do asbesto, quantos de nós realmente verificaram em nossas residências, nas residências de nossos parentes, no local de trabalho, etc. a existência ou não de materiais utilizando amianto? Antes de terminarmos o curso, temos que criar uma postura em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pois não é a especialização que nos dará isso. Independente do setor que trabalhamos, temos que observar todas as condições inseguras ao nosso redor, a Análise Preliminar de Risco, tem que ocorrer em nossas residências, no nosso trabalho, no nosso dia a dia. Se criarmos essa postura, estaremos com certeza, aptos para o mercado de trabalho, Mas é fundamental termos: bom senso, compromisso e acima de tudo sermos honestos com nós mesmos e com os demais.

  • Você acredita que a EST tem potência para responder aos desafios colocados pela incerteza e vulnerabilidades dos processos produtivos quanto à saúde do trabalhador?

Bom dia.

Acredito sim, a partir da tecnologia e de muito estudo e pesquisa. Assim como foi o exemplo do asbesto, quantos pesquisadores dedicaram tempo em pesquisar e apresentar dados que realmente mostravam o mal que esse material vazia aos trabalhadores e consumidores. Independente das ferramentas, toda situação deve ser vista e analisada, independente do grau de risco. Temos que criar ferramentas, que realmente produzam algo dentro da cabeça, tanto dos trabalhadores quanto dos empresários. Nada é eterno, temos que estar abertos a mudanças e ouvir mais o grupo. Entendo que muitas vezes, o projeto é curto, porém a desculpa do tempo não existe, pois temos o poder de criar e inovar, e temos que estar pensando em cada trabalhador como um ser humano, que tem uma quantidade infinita de variáveis, desde suas características físicas até mentais. Para cada projeto, planta industrial ou qualquer outro ambiente, temos que conhecer todo o processo, todas as funções, todos os itens que envolvem a atividade. Em um primeiro momento, vamos achar impossível, mas se partirmos do macro para o micro, vamos rapidamente encontrar os pontos mais críticos, porém não podemos apenas se dedicar a esses pontos, temos que sempre olhar o macro. Uma simples escada e uma funcionária com salto alto, poderá ser o próximo acidente com afastamento, simplesmente porque não desceu as escadas utilizando o corrimão. Por dois motivos não tinha sinalização ou simplesmente acharam que pelo fato de não estar na linha de produção, não precisa receber treinamentos de segurança e saúde. Sem muito estudo e muita pesquisa não conseguimos vencer nenhum desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com