Atividade Discursiva Ética Política e Cidadania
Por: Bianca Gleizer • 14/11/2019 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 620 Visualizações
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
A filosofia de Locke defendia um estado democrático e a liberdade da população em relação ao Estado. A ideia é que as igrejas devem ter liberdade pra realizar seus cultos, o Estado tem que ser tolerante com as religiões dos outros indivíduos e todas as pessoas têm liberdade para tomar suas próprias decisões. A ideia do liberalismo de Locke torna possível a expansão do capitalismo.
O capitalismo é uma forma de organização social, é a separação do proprietário e do trabalhador. Iniciou-se no final da Idade Média através do mercado de trocas, que é a permuta de uma mercadoria por trabalho. Apesar de ser uma “troca” o capitalismo sempre gera um lucro para o proprietário, sistema conhecido também como mais-valia, dividindo portanto a sociedade em burguesia exploradora e trabalhador explorado.
A mais-valia provocou um incrível avanço tecnológico, industrial e comunicativo, conhecido como Revolução Industrial e por isso foi necessário uma reestruturação do Estado, para garantir que as relações sociais de produção se desenvolvessem com mais liberdade. O principal evento que marcou essa nova conformação política foi a Revolução Francesa, estopim para a estrutura política clássica do capitalismo.
Ao longo do século XIX e início do século XX, o desenvolvimento do capitalismo levou a uma intensa concentração de capital e a um crescente número de trabalhadores, que passaram a lutar (através de sindicatos) por melhorias em suas condições de vida e trabalho.
Essas melhorias foram conquistadas com a adoção de políticas liberais, o que fez as classes burguesas crescerem na sociedade, e passarem a incentivar o mercado livre, expandindo assim, o capitalismo para o mundo.
...