Atividade Discursiva, Apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Anhanguera.
Por: Carlos Longo • 4/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.586 Palavras (7 Páginas) • 336 Visualizações
CARLOS HENRIQUE LONGO
ATIVIDADE DISCURSIVA
FACULDADE ANHANGUERA
SÃO PAULO
2018
CARLOS HENRIQUE LONGO
ATIVIDADE DISCURSIVA
Atividade Discursiva, apresentado ao curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Anhanguera.
Orientador:
SÃO PAULO
2018
CARLOS HENRIQUE LONGO
ATIVIDADE DISCURSIVA
Atividade Discursiva, apresentado ao curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Anhanguera.
Orientador:
Aprovação em:
Orientador:
RESUMO
A cidade de São Paulo retrata o maior multiculturalismo do país por suas características desde sua origem, com desafios gigantes e um legado multicultural, construído com a participação de imigrantes dos cinco continentes que deram à metrópole de quase 20 milhões de habitantes sua própria identidade.
PALAVRAS CHAVE: São Paulo, multiculturalismo, continentes, habitantes.
ABSTRACT
The city of São Paulo portrays the country's greatest multiculturalism because of its characteristics since its origin, with giant challenges and a multicultural legacy, built with the participation of immigrants from the five continents that gave the metropolis of almost 20 million inhabitants its own identity.
KEY WORDS: São Paulo, multiculturalism, continents, inhabitants.
SUMÁRIO
Sumário
1 INTRODUÇÃO 7
2 ASPECTOS LEGAIS DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS E INTERNACIONAIS 8
3 SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE JAPONESA FORA DO JAPÃO 9
4 SÃO PAULO, A TERCEIRA MAIOR CIDADE ITALIANA DO MUNDO 10
5 SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE LIBANESA FORA DO LÍBANO 11
6 SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE PORTUGUESA FORA DE PORTUGAL 12
7 SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE ESPANHOLA FORA DA ESPANHA 13
8 CONCLUSÃO 14
- INTRODUÇÃO
A cidade de São Paulo é verdadeiramente uma “cidade de todos” em toda a extensão da palavra. Não há como defini-la como portuguesa pela língua ou italiana pela origem da maior parte de sua população.
A cidade de São Paulo é uma cidade gigante, onde os problemas também são gigantes. Além das questões de saúde e educação que existem em todo o país, a cidade de São Paulo tem sua grande capacidade de acolher a todos sem distinção.
- ASPECTOS LEGAIS DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS E INTERNACIONAIS
Não se baseia apenas na igualdade, portanto, um princípio jurídico meramente formal, que não finalize conteúdos específicos e apenas determine equiparação ou distinção conforme a situação de igualdade ou diferença. Não basta apenas dizer que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” – como faz a Constituição Brasileira, no art. 5º, caput, ecoando a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789, da Revolução Francesa: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.” (art. 1º). Esses dizeres são fundamentais, mas é preciso dizer mais: que a igualdade radica na dignidade das pessoas (nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948, da Organização das Nações Unidas – ONU, art. 1º: “Todos os serem humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”; a Constituição portuguesa, 1976, art. 13 inciso 1: “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.”), que o objetivo é “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, bem como “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (Constituição brasileira, art. 3º, III e IV); que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais” e “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei” (Constituição, art. 5º, XLI e XLII)4; que “à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família” é garantido “um salário mínimo de benefício mensal” (Constituição, art. 203, V).
- SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE JAPONESA FORA DO JAPÃO
Os paulistanos conhecem bem o bairro da Liberdade, onde lá existe a maior concentração de orientais da cidade.
Segundo informa São Paulo Convention & Visitors Bureau, o bairro da Liberdade, localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé, na cidade de São Paulo, é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na capital que, por sua vez, abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.
Segundo a SPTuris, sua divulgação ajuda a promover o turismo na cidade existe uma lista das maiores comunidades existentes na cidade de São Paulo, onde em 2015, o Japão figura entre os cinco maiores com 33.288 pessoas.
...